Exaltação da Santa Cruz

Santa Cruz: sinal de santidade, sacrifício e vitória

Festividade da Exaltação da Santa Cruz relaciona-se à dedicação de duas basílicas construídas em Jerusalém

Nesta segunda-feira (14), os cristãos católicos unem-se a todos os santos para exaltar a Santa Cruz. Esta festividade está ligada à dedicação de duas basílicas construídas em Jerusalém por ordem do imperador romano Constantino, filho de Santa Helena: uma sobre o Monte do Gólgota, e outra no lugar em que Jesus Cristo foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.

Encontrada pela santa no ano de 335, a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Posteriormente, foi roubada pelos persas e resgatada, em 630, pelo imperador bizantino Heráclio, que determinou o seu translado solene a Jerusalém.

Os fatos históricos são pequenos sinais de uma verdade muito maior. A Santa Cruz é fonte de santidade e símbolo que revela a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado, a morte e o demônio. Acima de tudo, é por ela, ainda, que Deus expressa com mais veemência o Seu amor por nós.

São Paulo atesta estas certezas ao escrever que “nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos” (I Cor 1, 23); e São João recorda, no Evangelho, o que disse o próprio Cristo, antes de Seu sacrifício: “do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 14-16).

Que os cristãos reconheçam, pela Santa Cruz, a profundidade deste Amor, e o testemunhem àqueles irmãos que ainda não O conhecem ou não O aceitam. Que esta entrega seja sinal de redenção e felicidade!

A Cruz Sagrada seja nossa luz!

Você confere a música Aos pés da Cruz – Banda Dom

Aos Pés de Tua Cruz

Eu vou ficar bem aqui
Aos pés de Tua cruz
Olhando em Teus olhos
Tua face de luz
Não sou merecedor
De todo este amor
Perdoa porque eu o matei
 
Ah! Por que zombam de Ti e não Te consolam?
Não vêem o bem que fizeste por toda a terra
Por que não deixa a cruz e larga o sofrer?
E ainda pede ao Pai perdão por quem não crê
 
Ouço o Teu grito
Chamar meu nome
Entrega-me ao Pai
E lava o meu pecado
O céu se abre
A dor me consome
Não tenho mais dúvidas
És o Filho de Deus
 
Fonte: Musixmatch

Comentários

↑ topo