Novidade

NOVIDADE: Rádio América tem Nova frequência em São Paulo

Rádio América tem Nova frequência em São Paulo

No dia 17 de dezembro de 2019, a Rádio América AM de São Paulo-SP entrou no ar com numa nova frequência: AM 780. Para marcar a data a emissora realizou uma programação especial com programas oracionais e muitas homenagens de artistas, locutores e sacerdotes que estão presentes na programação. A Rádio opera agora com 50 Khz.

Foto ilustrativa: cancaonova.com

Em 2006, a Canção Nova conseguiu adquirir a Rádio América AM, então geradora da Rede Paulus Sat, que pertencia à Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. A partir daí a América começou a fazer parte da Rede Canção Nova de rádio, hoje composta por 13 emissoras.
Fundada em 4 de novembro de 1931, pela Organização Byington, a Rádio América foi a quarta emissora da cidade de São Paulo. Seus primeiros transmissores tinham 5.000 watts. Teve como primeiro prefixo o PRA-0 e depois o PRB-6. Sua inauguração oficial foi em 15 de outubro de 1934 mas o início das transmissões se deu dois meses antes, em 17 de agosto do mesmo ano. No dia da inauguração oficial aconteceu também a abertura do seu salão azul, onde aconteciam apresentações de shows, peças de teatro, filmes e bailes, localizado nas proximidades da Praça Marechal Deodoro, coração da Capital Paulista.
A emissora fazia parte da Sociedade Rádio Cosmos, que em maio de 1937 transformou-se em Sociedade Anônima. Somente em 1945 é que ela recebeu o nome Rádio América, o qual permanece ainda hoje.
Na década de 1980, a Rádio América ganha novos transmissores de 50.000 wats instalados nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares. De acordo com o site oficial da América, na década de 1990, a emissora atingiu sucessivos recordes de audiência, recebendo um disco de ouro da gravadora Werner-Continental, em homenagem à grande divulgação da música brasileira. Após esta fase, aos poucos, a rádio foi perdendo a liderança.
Ao iniciar seu trabalho na emissora, a Canção Nova foi assumindo a programação, gradativamente, com o objetivo de evangelizar através deste veículo. Na América, a Canção Nova fez inovações nos programas, na plástica, nas vinhetas, no estilo de locução e no jornalismo.
Em sua programação local, a América faz um programa matutino institucional, o Clube do Ouvinte, voltado para o Clube da Evangelização, além de programas musicais como o Conexão Canção Nova, dos jornalísticos como o Fim de tarde, que traz informação e música e as Notícias da última hora. A emissora conta ainda com programas oracionais – Encontro com a Misericórdia e Dai-nos a Bênção – e formativos como o Em Família. Foi na Rádio América que nasceu o programa Mais Saúde, apresentado pela Doutora Gisela Savioli, que hoje é transmitido para toda a Rede Canção Nova de Rádio e pela TV Canção Nova em formato adaptado.
Alguns programas de grande audiência da rede de rádio também são veiculados pela Rádio América como o Sorrindo pra vida e o Amor vencerá. Nos finais de semana, a rádio transmite os eventos da sede da Canção Nova ou celebrações direto do vaticano. A América também divulga eventos das paróquias e da Arquidiocese de São Paulo.
A interatividade é uma das marcas da rádio. Mesmo em períodos em que precisou estar fora do ar a rádio não parou suas transmissões pela internet.
A emissora passa agora por uma nova fase a partir da nova frequência 780 AM que cobre São Paulo e Região metropolitana.
O objetivo da América é evangelizar, levando os ouvintes a uma experiência diária com Deus. Você pode acompanhar a programação pelo aplicativo Rádio Canção Nova ou pelo site radio.cancaonova.com.

Por Elane Gomes

Foto ilustrativa: em estúdio

Elane Gomes é baiana, radialista, Graduada em Letras e especialista em Cultura e Meios de Comunicação. Trabalhou na Rádio América por 9 anos. E com Rádio há 17 anos. Apresenta o programa Panorama Musical aos sábados às 10h (quando não tem acampamento). Trabalha na TV Canção Nova em São Paulo.

Comentários

↑ topo