Missionários da Comunidade Canção Nova fazem a “Renovação do Compromisso”

No Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado pela Igreja em 2 de fevereiro, os missionários da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), se reuniram para a “Renovação do Compromisso”, da vocação de viver em comum unidade à qual foram chamados. O ato aconteceu durante a Celebração Eucarística presidida pelo padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade, no Santuário do Pai das Misericórdias. A Missa foi concelebrada por todos os sacerdotes da Canção Nova que atuam na missão local.

O rito de compromisso teve início após a homilia, com a “Profissão de fé”. Na sequência, em grupos – Juniorato, Temporário e Definitivo -, os missionários (solteiros, casados, celibatários, sacerdotes e diáconos) se aproximaram do altar para a leitura do ato de consagração.

Os primeiros foram os membros do grau de pertença “Segundo Elo”, isto é, aqueles que são chamados a viver a identidade e missão Canção Nova nas suas condições ordinárias (família, profissão, vida social). Depois foi a vez dos membros do grau de pertença “Núcleo”, que se dedicam ao apostolado como atividade principal, em tempo integral, na vida e nas atividades da Canção Nova. 

Em homenagem ao fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib (in memorian), todas as músicas escolhidas para a missa foram do sacerdote e sua foto ficou exposta ao lado da imagem da Pietà. As leituras e a procissão do ofertório foram feitas por familiares e por aqueles que foram cuidadores do padre.

“Neste ano em que celebramos os 45 anos de fundação da Comunidade Canção Nova, pela primeira vez sem ter nosso querido padre Jonas entre nós, são muitos os sentimentos que permeiam o nosso coração. Contudo, compartilhamos da mesma alegria e certeza: de que queremos sempre aprender com Maria a servir, a seguir Jesus, adorá-lo e colocar dia a dia nossa vida a serviço da evangelização, para através do carisma Canção Nova formar homens novos para o Mundo Novo”, declara o padre Wagner Ferreira.

Também aqui em São Paulo, os missionários se reuniram para renovar o compromisso com Deus na Canção Nova. A Missa foi presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Assista ao vídeo da Missa e homilia de Dom Rogério

Graus de pertença

Os missionários da Comunidade Canção Nova percorrem três graus de pertença. O “Juniorato” são os membros do Núcleo e Segundo Elo em formação na etapa inicial (um a três anos de consagração). O “Temporário” são os membros do Núcleo e Segundo Elo em formação para o discernimento a uma pertença definitiva (três a sete anos de consagração). E o “Definitivo” são os membros do Núcleo e Segundo Elo em formação permanente (acima de sete anos de consagração).

Atualmente a Comunidade Canção Nova conta com 1564 membros, sendo 809 Núcleo e 755 Segundo Elo. Na página comunidade.cancaonova.com há mais informações sobre o carisma Canção Nova, seu fundador, Monsenhor Jonas Abib, os passos para iniciar o discernimento vocacional, entre outras. 

 

Comentários

↑ topo