A Rádio América celebra com a Igreja o dia do Consagrado

Vida Consagrada: um chamado e iniciativa de Deus

Segundo a história do Cristianismo, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, 40 dias após o nascimento dele, foi sempre vista sob o ponto de vista da consagração. Com o passar do tempo, certamente, guiados pelo mesmo Espírito, religiosos de diversas partes do mundo tiveram a iniciativa de celebrar essa data, pondo, assim, em evidência a consagração na diversidade de carismas.

Em 1997, o Papa São João Paulo II, oficialmente instituiu o dia 2 de fevereiro, como o Dia do Consagrado.

“Já faz algumas décadas – declarou o Pastor da Igreja – que na Igreja a festividade do dia 2 de fevereiro reúne, quase espontaneamente, numerosos membros de Institutos de Vida Consagrada e de Sociedades de Vida Apostólica, ao redor do Papa e dos Pastores Diocesanos, para manifestar em comunhão com o inteiro povo de Deus, o dom e o compromisso do próprio chamado, a variedade dos carismas da vida consagrada e a sua peculiar presença, no âmbito da comunidade dos que creem. Desejo que essa experiência se estenda a toda a Igreja, de modo a que, a celebração do dia da Vida Consagrada reúna as pessoas consagradas, juntamente com os outros fiéis, para cantar com a Virgem Maria as maravilhas que o Senhor realiza.” (Mensagem de João Paulo II para celebração do primeiro dia da Vida Consagrada, 6 de janeiro de 1997).

Muito além de um projeto pessoal, a Vida Consagrada é antes uma iniciativa de Deus, a qual é complementada pelo “sim” de cada homem e mulher escolhidos. Pessoas que deixam suas vidas profissionais e familiares, seu futuro no mundo, em vista da renúncia de si mesmas, na vivência de votos evangélicos, em exclusivo seguimento de Cristo, a serviço da Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana; esses a Igreja chama de consagrados.

Novas Comunidades

Entre os vários Institutos de Vida Consagrada e Religiosa já conhecidos na história, surgiram nas últimas décadas, as “Novas Comunidades”. São homens e mulheres, que consagram suas vidas a Cristo, em associações privadas ou públicas de fiéis. O grande diferencial desta pertença está na vivência comunitária, formada pelos diversos estados de vida numa mesma consagração. É o caso da Comunidade Canção Nova, uma das pioneiras nesta forma de vida, que conta hoje com mais de mil membros consagrados, entre sacerdotes, leigos, celibatários e casais unidos pela mesma missão: evangelizar.

A equipe da Rádio América, além de colaboradores é também composta por leigos consagrados da comunidade Canção Nova, que doam sua vida à serviço da evangelização pelas ondas do Rádio, com a missão de levar o amor e presença de Deus para a salvação das almas.

A Rádio América deseja aos missionários da comunidade Canção Nova, como também a todos os consagrados presentes na Igreja Católica nos mais variados dons e carismas, um “Feliz dia do consagrado.”

 

Comentários

↑ topo