Espiritualidade

São Francisco de Assis, exemplo de radicalidade e amor ao Evangelho.

Hoje dia 04 de Outubro nossa Igreja celebra São Francisco de Assis, exemplo de radicalidade e amor ao Evangelho.

Mas quem foi Francisco de Assis?

Francisco era o líder da juventude de sua cidade. Alegre, vaidoso, amante da música e das festas, com muito dinheiro para gastar, tornou-se rapidamente um ídolo entre seus companheiros. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para as belas damas de sua cidade. Nesta época, eram frequentes as  guerras e batalhas entre os senhores feudais. Como todo jovem ambicioso de sua época, Francisco desejava conquistar, além da fortuna, também a fama e o título de nobreza. Para tal, fazia-se necessário tornar-se herói em uma dessas batalhas. No ano de 1201, incentivado por seu pai, que também ansiava pela fama e nobreza, Francisco partiu para mais uma guerra que os senhores feudais, haviam declarado contra a Comuna de Assis.

Durante os combates, Francisco caiu prisioneiro, sendo levado para a prisão de Perúsia, onde permaneceu longos e gelados meses. Para um jovem cheio de vida como ele, a inércia da prisão deve ter sido especialmente dolorosa. Somente seu espírito alegre, seu temperamento descontraído e seu gosto pela música o salvaram do desespero. Encontrava ainda forças para reconfortar e reanimar a seus companheiros de infortúnio. Costumava dizer, em tom de brincadeira para seus companheiros: ‘Como quereis que eu fique triste, sabendo que grandes coisas me esperam? “O mundo inteiro ainda falará de mim!’ 

Um ano depois livre da prisão, voltou à vida de diversões e luxo. Mas foi surpreendido por uma enfermidade grave na época o que o debilitou muito. Tudo isso foi um pretexto da graça de Deus para transformar a vida daquele jovem ambicioso. O Senhor foi lhe dando sinais e esperando a sua resposta

E como responder ao apelo da graça? Procurando mais na Bíblia, na igreja e na liturgia. Dando as roupas e os tecidos do seu rico pai aos pobres. Beijando o mendigo e leproso. Reconstruindo capelas e igrejas. Se submetendo as orientações de seus líderes. Amando a Igreja. Francisco em sua conversão como resposta a graça de Deus foi dando passos e descobrindo caminhos que o próprio Deus tinha como desígnio para ele.  Pela graça alcançou sua conversão total. Mas teve que responder a esta graça e trabalhar a cada dia pela sua conversão. São Boaventura diz: “ Como leal seguidor de Jesus crucificado, Francisco crucificou sua carne com suas paixões e concupiscências, desde o inicio de sua conversão, impondo-se uma disciplina rigorosa. Francisco ficou enfraquecido devido a tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado. Se desfez de todos os seus bens para levar uma vida de profunda pobreza. 

Foi o movimento da Graça de Deus que o fez deixar para trás toda sua riqueza para escolher para si a “Senhora Pobreza”.  

Tornou-se santo dedicando sua vida à serviço dos pobres e doentes, numa vivência radical do Evangelho  São Francisco além de um exemplo de radicalidade e pobreza ficou bastante  conhecido pela mensagem de paz que anunciava.       

Mas de onde parte o caminho de Francisco rumo a Cristo?  Vem do olhar de Jesus na cruz. Deixar-se olhar por Ele no momento em que doa a vida por nós e nos atrai para Ele. Francisco fez esta experiência de modo particular na pequena Igreja de São Damião, rezando diante do crucifixo. Naquele crucifixo, Jesus não aparece morto, mas vivo!  O sangue escorre das feridas das mãos, dos pés e dos lados, aquele sangue exprime vida. Jesus  ali tem os olhos abertos, grandes: um olhar que fala ao coração. E o crucifixo não nos fala de derrota, de fracasso; nos fala de uma morte que é vida, que gera vida, porque é Amor. Amor de Deus encarnado, e o Amor não morre.  Mas pelo contrário, vence o mal e a morte. Quem se deixa olhar por Jesus crucificado é re-criado,  transformado numa “nova criatura”. Daqui parte tudo: é a experiência da Graça que transforma, o ser amado sem mérito, mesmo sendo pecadores. Por isto Francisco pode dizer, como São Paulo: “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Gal 6,14).

De fato, como Francisco almejava, o mundo todo ouviu falar de sua vida. Não mais dos banquetes, festas e da luxúria, mas de uma glória maior  e a verdadeira alegria que não se acaba, mas que é encontrada quando se escolhe morrer para o mundo e viver para a eternidade.

Ouça a música Hey Francisco de Pitter di Laura

Que São Francisco nos inspire a viver este movimento da Graça, que transforma toda a nossa vida e é capaz de nos levar à Santidade!

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Comentários

↑ topo