ORAÇÃO

Regina Caeli, aleluia!

REGINA  CAELI- Rainha do Céu, alegrai- vos

Cristo Vive e Ele é a alegria da Igreja.

Neste tempo Pascal, vivendo a espiritualidade do ressuscitado a Igreja reza no lugar do ‘Angelus’ a antífona ‘Regina caeli”, ou seja Rainha do Céu, é uma saudação à virgem Maria, e esta saudação associa o mistério da encarnação do Senhor  com o evento pascal. 

Este costume ou tradição na Igreja foi estabelecido pelo Papa Bento XIV em 1742,  substituindo durante o tempo pascal, da celebração da ressurreição até o dia de Pentecostes, a oração do Ângelus cuja meditação central é o mistério da Encarnação. 

Não se conhece ao certo o autor desta composição litúrgica, sabe- se no entanto que remonta ao século XII e era repetido pelos Frades Menores Franciscanos depois da oração das completas , (liturgia das horas) na primeira metade do século seguinte popularizando-a e difundindo-a por todo mundo cristão.

Assim como o Ângelus, o Regina Caeli é rezado três vezes ao dia: ao amanhecer, ao meio dia e ao entardecer como uma forma de consagrar o dia a Deus e à proteção da Virgem Maria

Na programação da Rádio América você pode rezar junto com o padre Anderson Marçal, todos os dias às 18hs esta linda oração feita por toda a Igreja, saudando a Virgem Maria, Mãe do Ressuscitado.

Oração

V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, 

R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

V/. Ressuscitou como disse, aleluia.

R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.

V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.

R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Comentários

↑ topo