Quaresma

Quaresma, como escolher uma boa penitência?

Como escolher uma boa penitência para esse tempo quaresmal

Neste tempo de quaresma, é comum escolher uma penitência para ser feita, mas como escolher uma boa penitência para viver esta quaresma?

Na quaresma pede se ao fiel que se volte para as coisas de Deus, que busque viver a renovação espiritual, que busque mais atenção as coisas do alto, e sempre que chega este período na igreja as pessoas buscam escolher uma forma de penitência que as acompanharão durante os pouco mais de quarenta dias até a Páscoa.

Padre Aldenir Rodrigues vem trazer alguns pontos importantes para esse tempo quaresmal e nos trazer formas de fazer uma boa penitência nesse período.

 

 

 

A penitência não deve ser um ato de punição, mas sim um oferecimento. Ela precisa ser aquela que nos ajuda a vencer os pecados, ela deve nos ajudar a exercitar a luta contra tudo aquilo que nos faz viver o excesso, como a gula, o apego, ou a vaidade. A penitência deve nos fazer cultivar a obediência e o controle sobre si.

Em Lucas capítulo 13 versículo 3: “Senão fizerdes penitência, todos pereceis”. E penitência também é deixar de lado tudo aquilo que nos leva ao pecado.

A penitência é um caminho de conversão, de decisão e de reparar as coisas que não estão da vontade de Deus.

O parágrafo 2015 do catecismo da igreja católica nos ensina que o caminho da perfeição passa pela cruz. Não há santidade sem renuncia e combate espiritual. O processo espiritual implica a ascese e a mortificação que condizem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem aventuranças.

Por isso a penitência é uma forma de se trilhar este caminho para a cruz, para e para a santidade. 

Comentários

↑ topo