INICIATIVAS PARA VIVER BEM O ANO DA FAMILIA
O Ano da Família foi uma iniciativa do Papa Francisco e pretende chegar a todas as famílias do mundo através de propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural.
Foi instituído em comemoração aos 5 anos da publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia” sobre a beleza e a alegria do amor familiar e terminará em 26 de junho de 2022, no X Encontro Mundial das Famílias em Roma.
A pandemia pôs em evidência o papel central da família como igreja doméstica e mostrou a importância dos laços comunitários entre as Famílias. (família de famílias – AL 87)
O objetivo deste ano é fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira”.
Uma família que descobre e experimenta a alegria de ter um dom e de ser um dom para a Igreja e para a sociedade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo. E o mundo hoje precisa dessa luz!
Anunciar o sacramento do matrimônio é dádiva e tem poder transformador do amor humano, Para isso é necessário que os pastores e as famílias caminhem juntos na corresponsabilidade e complementaridade pastoral, entre as diferentes vocações na Igreja.
Tornar As Famílias Protagonistas Da Pastoral Familiar. Para tanto, é necessário “um esforço evangelizador e catequético dirigido à família”, pois uma família discípula torna-se também família missionária.
Alargar o olhar e a ação da pastoral familiar para incluir os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar.
”Convido a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade”. Esse foi o convite do papa Francisco na abertura do Ano da Família. Sempre é tempo de acolher esse convite.
Artigos relacionados:
Padre indica como deve ser o Ano “Família Amoris Laetitia” no Brasil