Formação

ANO DE SÃO JOSÉ, UM PRESENTE PARA A IGREJA

O ano de São José foi um presente para a igreja e se encerra no dia 08 de dezembro

O Ano de São José foi um verdadeiramente um presente para toda a igreja. A Tradição Cristã sempre teve uma especial atenção à importância do sim de Maria, mas nem sempre reconheceu com a mesma consciência a importância do sim de José, o carpinteiro de Nazaré. Foi crucial a aceitação de José para que o plano da Salvação de Deus pudesse ser realizado. A Sagrada Escritura não esconde as dificuldades pessoais que São José precisou enfrentar ao receber o anúncio de que sua futura esposa, sem ter contato com homem algum, estava grávida.

Sacra Famiglia dell’uccellino di Bartolomé Esteban Murillo

José foi um pai presente. O papa recorda da carência que temos de esposos e pais como José. Ele não compreendeu tudo. Ele acolheu tudo. José não se impôs na vida do filho, mas o acompanhou na escolha do seu próprio caminho. E assim, a figura de São José se oculta e não temos mais informações sobre ele na Bíblia. Mas o pouco que temos já nos é suficiente para reconhecer a sua importância na vida de Jesus e no plano da Salvação. O Papa Pio IX, então, ao declarar São José patrono universal da Igreja, estava dizendo que assim como o guardião da família de Nazaré foi capaz de proteger o Filho de Deus, também segue protegendo a Igreja que é extensão do Corpo Místico de Cristo.

Uma das grandes graças deste período são as Indulgências Plenárias concedidas aos fiéis mediante alguns atos de devoção e piedade. Você, que tem o propósito de lucrar essas indulgências, tem até o dia 08 de dezembro, dia de encerramento do Ano de São José, para atingir as condições determinadas pela igreja.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Reflita e inspire-se com esta linda canção interpretada pelo Fagner Mendonça, José.

Comentários

↑ topo