Natal

Os costumes de Natal surgiram quando?

Por que temos os costumes de Natal? Quando surgiram e como surgiram?

Um dos costumes de Natal é a troca de presentes. Desde o início, um presente nestas datas tem sido um modo de transmitir, de modo material, às pessoas queridas a alegria própria pelo nascimento do Filho de Deus. Reis Magos, Menino Jesus, São Nicolau ou Papai Noel são personagens que, nas festas natalinas, dão presentes às crianças.

A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra, no ano de 1843. Em 1849, os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly. Independentemente da sofisticação, beleza e simplicidade, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicador por excelência, tudo se baseia no relacionamento. A dimensão dialogal, de comunhão, de empatia do ser humano se expressa pela palavra escrita nesses cartões, pois Cristo é o Verbo, a Palavra criadora, unificadora e salvadora de Deus (cf. Jo 1,1-5).

Ouça o áudio falando sobre os costumes dos presentes e cartões natalinos.

O Papai Noel foi inspirado no bispo São Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, na Turquia, do século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e depois se espalhou para todo o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas, que anda num trenó puxado por renas, ganhou força devido o comércio local. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

Ouça o áudio sobre a explicação do surgimento do papai noel.

Que a alegria do nascimento do Menino Jesus possa trazer a verdadeira felicidade do Natal!

Conheça a loja virtual da Canção Nova e adquira produtos de evangelização!

Comentários

↑ topo