O que é o Retiro da Boa Morte

Monsenhor Jonas Abib apresenta seu mais novo livro, “Retiro da Boa Morte” e oferece a você uma proposta de vida na expectativa do encontro com o Senhor.

Monsenhor Jonas em seu livro, “Retiro da Boa Morte”, conta sua experiência, que desde menino, foi formado na pedagogia própria de Dom Bosco, a pedagogia salesiana. No colégio em que o Mons. Jonas estudou, todos os meses, eles viviam um dia penitêncial, que se chamava “retiro da boa morte”. A proposta era se preparar como se fosse morrer.
Dai você já pode pensar: “Mas como é que se prepara para morrer?”
Em sua experiência, Monsenhor Jonas conta que todos os meses, na noite anterior do dia do “Retiro da Boa Morte”, começavam as confissões, depois a grande faxina, onde cada um arrumava o seu lugar: a carteira de estudo, o seu lugar no dormitório e o seu armário. Enquanto arrumava tudo, ela pensava: “Se eu morresse hoje, como eu gostaria que as pessoas encontrassem o meu armário, a minha carteira, as minhas coisas?” – com certeza, nenhum de nós gostaria que as pessoas se surpreendessem. É preciso vasculhar todas as coisas, deixando tudo arrumadinho!

Se morrêssemos de um dia para o outro, estaríamos preparados?
Essa é a pergunta que precisamos fazer todos os dias, em especial, todas as noites, ao nos deitarmos para dormir… Podemos até achar estranho, mas isto é um segredo de santidade! Nossa vida precisa ser austera, sóbria e humilde. O segredo está aí: em qualquer coisa, é necessário aceitar e assumir nossa pequenez e pobreza. Precisamos viver com o necessário e nada mais.

Falando em retiro da boa morte, é um convite, uma dica pra você!
Convido você a realizar, todos os meses, o retiro da boa morte.
Escolha um dia do mês. Aqui na Canção Nova, usamos a quarta-feira que antecede a primeira sexta-feira do mês. É o nosso dia penitencial. Fazemos isso porque o segredo para viver bem é estar preparado para “bem morrer”, mas não só por isso. Temos que nos acostumar agora, treinar agora, depois pode ser muito tarde!
Deus quer que voemos alto, e para isso temos que estar livres de todas as coisas!
Seu coração não é lugar de lixo!
“Ao abrirmos nosso coração, reconhecemos a fragilidade que existe em todos nós pecadores. Nela, conhecemos a humildade e o milagre da suprema grandeza que nos faz ver o mundo com ternura, compaixão e alegria.” – Papa Francisco

Faça uma arrumação total, retire tudo o que você perceber que não lhe pertence mais.
Organize suas gavetas, sua mesa de trabalho, vasculhe todas as suas coisas. Pergunte a si mesmo: se eu morresse hoje, estaria preparado? Como eu gostaria que as pessoas encontrassem o meu armário?
Você precisa deixar tudo para trás, pois não pode ficar carregando nada deste mundo!
Não fique com nada que não convém a um filho de Deus.

O que não presta, jogue fora, e aquilo que você sabe que vai ajudar alguém, doe, não tenha medo de fazê-lo. Da sua vida não vai sobrar nada, a não ser aquilo que você fez, a sua missão. Viva o “Retiro da Boa Morte”e seja livre para ser cada vez mais de Deus.

Comentários

↑ topo