Dom Bosco

Dom Bosco, educador dos jovens para a santidade

São João Bosco, por uma juventude santa

Dom Bosco, nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

Confira dois fortes testemunhos com dom Bosco que preparamos pra você:

Isabel Guatura, missionária da comunidade Canção Nova.

 

Ana Luiza Sinieghi, missionária da comunidade Canção Nova.

 

Você curte Eliana Ribeiro cantando Dom Bosco:

 

 

 

Confira a partilha de Monsenhor Jonas sobre Dom bosco:

“Dom Bosco me acompanha desde menino”, diz monsenhor Jonas

“No meu nascimento, minha mãe me consagrou a Dom Bosco”

São João Bosco, foi o santo dos jovens, realizou obras maravilhosas, especialmente no campo da educação da juventude. Seus ensinamentos, ainda hoje trazem conteúdo e exemplo riquíssimo sobre como levarmos Cristo aos jovens. A pedagogia que ele desenvolveu é impactante. Dom Bosco dizia:“Não basta amar os jovens, é preciso que eles saibam que são amados”. 

Tanto impressiona seu exemplo de vida, que minha mãe, ao ouvir uma única vez quem foi Dom Bosco, no momento difícil do meu parto, logo pediu para que este santo me ajudasse. A partir daquele momento, Dom Bosco tem me acompanhado durante toda a minha vida.

Lembro-me perfeitamente, quando ainda estava na escola, de um padre maravilhoso que seguia os ensinamentos de Dom Bosco. Percebi, ainda menino, que o jeito dele celebrar a Missa, os cantos que ele nos ensinava, os acólitos que ele preparava, era tudo diferente, e todos nós nos entusiasmávamos não só pela Missa, mas pelas coisas de Deus.

"Dom Bosco me acompanha desde menino", diz monsenhor Jonas

Assim, tive toda a minha formação inicial em escolas que traziam a pedagogia e a filosofia de Dom Bosco. Assim foi também no colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, onde os alunos aprendiam um ofício, uma profissão e, com isso, eles tinham também o direito de ter as aulas que corresponderiam hoje de 5ª a 8ª, e que me marcaram muitíssimo. Era uma grande graça, nós tínhamos excelente qualidade de ensino, assim como hoje podemos oferecer no Instituto e na Faculdade Canção Nova.

Pois, assim como minha mãe me consagrou no meu nascimento a Dom Bosco, também a Canção Nova está toda impregnada pelos ensinamentos deste santo, fato confirmado, em 21 de janeiro 2009, quando oficialmente foi admitida como Família Salesiana.

A Canção Nova assumiu o Sistema Preventivo de Dom Bosco e o aplica não só na educação dos nossos alunos no Instituto, e na Faculdade Canção Nova, mas no tratamento de todo esse povo que Deus nos confiou. Este é o segredo da eficácia e do crescimento que o Senhor nos tem concedido. E, com muita humildade, mas com toda a veracidade, eu posso dizer:  a Canção Nova tem feito de tudo para viver o espírito de Dom Bosco e segui-lo na sua luta e esforço contínuo.

 

Adquira pregações sobre Dom Bosco em nossa Loja Virtual Canção Nova

 

 

 

Comentários

↑ topo