Espírito Santo

A ação do Espírito Santo sobre nossa vida

Pentecostes – A ação do Espírito Santo sobre nossa vida

Neste domingo a Igreja celebra a descida do Espírito Santo, a Solenidade  de Pentecostes, sobre a Virgem Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo, como está narrado no livro do Atos dos Apóstolos.

Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6).

Canção: Santo Espírito – Anjos de Resgate

A Igreja nasceu deste evento. Esta mesma Igreja é movida, sustentada, guiada pela terceira pessoa da Santíssima Trindade. Não conseguiremos viver ou fazer qualquer coisa sem seu sopro e ação.

Quando falamos da vida segundo o Espírito não devemos  desprezar a nossa realidade, pois a vida humana é composta pela realidade física, biológica, psíquica e espiritual; o ser humano é composto por um todo.  Quando a nossa vida espiritual está bem, conseguimos superar os males também em outras áreas da nossa vida. Somos totalmente livres quando aceitamos que o Espírito transforme nossa realidade.

Sem dúvida precisamos valorizar a nossa vida espiritual. Uma das maiores dificuldades para que as pessoas vivam uma vida de acordo com a vontade de Deus é o pecado, porque quando se esta no pecado a  vida fica sem graça, sem sentido, cheia de erros. A vida, sem esta força do fogo do alto  é destinada ao fracasso. Hoje vemos pessoas doentes espiritualmente, pessoas perdidas, pessoas desanimadas na Igreja, no trabalho, em casa e que não conseguem, não tem forças para levantar de suas dificuldades e enfrentá-las.

 É preciso, necessário ter uma vida segundo o Espírito, para que sejamos pessoas sadias, fortes, cheias de esperança e para não desanimarmos frente às nossas limitações humanas e nem aos poderes do mal que nos assola todos os dias. Mas como viver a vida segundo Espírito?

Para vivermos dessa maneira, precisamos da orientação de Deus, através da vida de oração, ter intimidade com Deus, deixar ser conduzido, impulsionado por Ele,  nos ajude a perseverar e entender as situações da nossa vida e claro dar sentido a ela. Podemos contamos também com os dons que nos ajudam e nos auxiliam em nosso dia a dia.

Uma vida segundo o Espírito é uma vida em comunhão com a Igreja, anunciando com ousadia e destemor o Cristo Ressuscitado como fizeram os Apóstolos, vivendo a caridade, o amor entre os irmãos e construindo o reino de Deus a cada dia. É viver Pentecostes todos o dias, estar cheio do Espírito Santo.

Saiba mais

Comentários

↑ topo