O que é a Virtude da Prudência?

Alguma vez você já parou para pensar no que seria a virtude da prudência e nos benefícios que ela pode trazer para a sua vida?

Hoje queremos apresentar dois grandes benefícios da virtude da prudência. Mas antes, vamos ver um dos significados de virtude. Segundo o dicionário da língua portuguesa, virtude significa atributo do que se encontra em conformidade com aquilo que se considera correto ou esperado, por isso que muitos dizem que a saúde está nas virtudes. Virtude é uma característica do homem saudável, da pessoa saudável.
As virtudes são as ferramentas que nos ajudam a combater todas as doenças espirituais. Está escrito em nosso ser que certas coisas fazem mal e que certas coisas fazem bem, e a virtude da prudência vai nos levar a ter o verdadeiro discernimento do que é o melhor para nós.

Os Santos Padres dizem que a prudência é a mãe de todas as outras virtudes, pois se eu quero saber como devo agir, tenho que estar baseado no mundo real com os pés no chão. Devemos compreender que uma das moções de nossa vida é conhecer o mundo real. Jesus disse: ‘A verdade vos libertará’, não disse que seria agradável. A verdade não é óbvia, não é evidente, a maioria das vezes é dolorida, pode até trazer sofrimento e nos decepcionar, mas a virtude da prudência nos ajuda a viver essa verdade. Esse é o primeiro grande benefício, a virtude da prudência nos permite sermos verdadeiros conosco mesmos e com as situações que nos envolve no dia a dia.

Quando estamos no meio de uma situação, com raiva, com paixão, com desejos, temos os olhos vendados a verdade, por isso não devemos agir nessas situações, pois se torna imprudência. Por isso a prudência é a mãe de todas as virtudes, pois precisamos dos olhos para enxergar qual a ação que devemos ter.

“A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-la. A virtude da prudência é que guia imediatamente o juízo da consciência, ela conduz as outras virtudes indicando-lhes a regra e a medida. O homem prudente decide e ordena sua conduta seguindo este juízo. Graças a esta virtude da prudência, aplicamos, sem erro, os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar.”

Outro beneficio da virtude da prudência que merece destaque, é que ela vem sempre acompanhada do dom da sabedoria, assim como está na Palavra de Deus no livro de Provérbios 8,12 “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.”

Peçamos a Deus a graça de sermos alcançados diariamente pela virtude da prudência.
Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Comentários

↑ topo