Artigo

Semana Santa

            Comecemos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém. E termina no domingo de Páscoa quando Jesus ressuscita dos mortos. Te convido a viver cada dia da semana santa se colocando no lugar de Jesus e de Maria, revivendo os momentos fundamentais da nossa libertação.

            Eis algumas leituras que podem nos ajudar a viver a Semana Santa:

DOMINGO DE RAMOS

“Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho… Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira ficou alvoroçada…” Mt 21

                Jesus Cristo na sua humildade entrou em Jerusalém montado em um jumentinho. E nós hoje somos humildes? Será que estamos preparados para escolher o mais simples, ou procuramos sempre ser vaidosos e nos mostrarmos melhores do que os outros! Deixe Jesus tomar posse da sua vida, dos seus pensamentos, afaste-se do pecado, do amor-próprio. Sejamos humildes como Jesus foi.

            São Josemaria vem nos questionar se somos como essa multidão que recebeu Jesus entusiasmado. E poucos dias depois os mesmos estavam aos gritos pedindo a sua morte! Nós somos como essas pessoas com entusiasmos passageiros? Que hoje nós possamos entregar o nosso coração para Deus, e que nas dificuldades agarremos na mão de Maria. Ela pode te ajudar a levantar e te mostrar o Amor de Deus por nós.

SEGUNDA-FEIRA  semana santa

“Maria então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa encheu-se do aroma do perfume. Judas Iscariotes…  falou assim: Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar aos pobres? Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava. Jesus, porém, disse: Deixa-a! Que ela o guarde em vista do meu sepultamento. Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre tereis”. Jo 12, 3-8

                Jesus dizia: “Uma boa obra fez para comigo. Uma boa obra foi feita comigo”. Assim foi a atitude de Maria, generosa, pegou do perfume mais caro e ungiu os pés de Jesus. Quem é você nesta leitura? Judas que só fez murmurar e não enxergar a generosidade do outro ou Maria que foi generosa? Você dá o dinheiro ao pobre por generosidade ou só para mostrar aos outros o quanto és “bom”?

            Comenta São Josemaria, que a caridade não é apenas coisas materiais, doar os seus bens econômicos, devemos também ver o outro como um filho de Deus, respeita-lo e defende-lo como ele é.

TERÇA-FEIRA semana santa

“Pedro disse: …Eu darei minha vida por ti! Jesus respondeu: Darás tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que me tenhas negado três vezes”. Jo 13, 37-38

                Como está a sua fé? Confiastes na palavra de Deus? Você consegue enxergar os milagres que Deus fez na sua história? As benção e dificuldades, tudo. Aproveite a semana santa para olhar a sua história, a fidelidade de Deus que permaneceu fiel à sua aliança. Se perseverarmos na palavra de Deus vamos perceber a beleza do amor Dele por nós.

QUARTA-FEIRA semana santa

“Um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: Que me dareis se eu vos entregar Jesus? Combinaram trinta moedas de prata. E daí em diante, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo”. Mt 26, 14-16

              Quais são suas atitudes dentro de casa ou no trabalho? Todos nós corremos o risco de agir como Judas, traindo as pessoas e a nos mesmos. Peça para Jesus te ajudar a não cair, pois na queda destruímos a nossa vida e arrastamos outras pessoas conosco.

            Assim como Jesus perdoou Judas e Pedro, nós também devemos perdoar aqueles que nos magoam. Nós somos a igreja e muitas vezes somos exemplo para muitas pessoas. Ajude aqueles que precisam da sua amizade, da sua companhia ou de um simples sorriso. E quando cair no pecado corram atrás do Sacramento da Penitência. Ali o Senhor te acolhe como filho amado, oferecendo a sua amizade.

            QUINTA-FEIRA – CEIA DO SENHOR

“…sabendo que o Pai tudo colocara em suas mãos e que ele viera de Deus e a Deus voltava, levanta-se da mesa, depõe o manto e, tomando uma toalha, cinge-se com ela.
Depois coloca água numa bacia e começa a lavar os pés dos discípulos e a enxuga-los com a toalha com que estava cingido…” Jo 13, 1-15

                O fato mais importante na Santa Ceia foi a instituição da Eucaristia. Jesus permanece entre os homens, sob as espécies do pão e do vinho, com o seu corpo e o seu sangue, a sua Alma e a sua Divindade.

            Hoje nós somos convidados a participar da Santa Missa, preparando-nos muito bem para comungar com a alma limpa. Dizia o Santo Papa João Paulo II, que receber a Eucaristia devia significar para Maria quase acolher de novo no seu ventre aquele coração que batera em uníssono com o d’Ela.

            No lava-pés Jesus nos convida ao serviço, a servir as pessoas para viver a fé e dar testemunho do amor. E como devemos servir? Se colocando à disposição das pessoas, o amor ao próximo, partilhando os bens materiais e aceitando os dons que Deus te deu. Ao lavarmos os pés estamos nos purificando, significa viver na nossa vida o mandamento novo do amor, perdoando-nos e rezando uns pelos outros.

PAIXÃO DO SENHOR

“ Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.
E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: Tenho sede.
Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito”. Jo 18,1-19,42

            Os nossos pecados foram a causa da imensa dor que se abate sobre a alma e o corpo de Jesus.

            O Santo Papa João Paulo II relata em uma homilia, que quem crê em Jesus crucificado e ressuscitado leva a cruz como um triunfo, como prova evidente de que Deus é amor… Mas a fé em Cristo nunca se pode dar por pressuposta. O mistério pascal, que reviveremos nos dias da Semana Santa, é sempre atual.

            Somos convidados a carregar a nossa cruz, a acolher com alegria os sacrifícios diários. Se achar a cruz pesada peça ajuda a Jesus, só Ele pode te dar forças necessárias.

SÁBADO SANTO

“Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, e o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro”. Mt 27, 57-66

             São Josemaria Escrivá aborda, que não é um dia triste, Jesus venceu o demônio e o pecado, e dentro de poucas horas vencerá também a morte com a sua gloriosa Ressurreição.

             Faça o necessário para superar os obstáculos, mantenha-se unido a Jesus pela oração e pelos sacramentos.

PÁSCOA

“E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse”. Mc 16, 1-7

            Muitas vezes desistimos de enfrentar os obstáculos da vida por achar difícil, mas se esperar o tempo de Deus e ter fé venceremos todos os obstáculos. Se precisa de ajuda chame Nossa Senhora. Ela que durante as horas da paixão, vendo o seu filho ser crucificado, sofrendo…. Mesmo assim teve fé. Sabia que Jesus tinha vindo salvar o mundo.

            Segundo Padre Paulo Ricardo, Jesus entra nos cenáculos de nossa vida e deseja “A paz esteja convosco! ”. Trazendo paz em nossos corações, Ele diz que não precisamos ter medo. Ele morreu por nossos pecados, veio para nos salvar. Procuremos a paz no coração de Jesus Cristo.

Leia mais:

A importância do Domingo de Ramos

Lava – pés

A Paixão de Cristo e a paixão da igreja

Páscoa, seu real sentido

Comentários

↑ topo