Artigo

São José

São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos.

“Quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão. ” Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero.

            São José foi o homem escolhido por Deus, que recebeu todos os carismas necessários para exercer sua missão. Dizia Santa Teresa D’Ávila que ele é o mestre da vida interior e que se alguém não sabe rezar ou não tem um diretor espiritual, deve a ele recorrer, pois ele ensinará.

            Ele recebeu uma das maiores missões que foi cuidar de Maria e de Jesus. Os protegeu de todas as insídias de Satanás, por isso que é chamado também de o “Terror dos demônios”.

            Em virtude disso a devoção a São José é importantíssima, ele que guarda a Igreja (Jesus e Maria) e também os cristãos.

            São Josemaria Escrivá dizia que o matrimônio de José com Maria foi um verdadeiro matrimônio, pois serve de modelo para os casais. Ele foi o “Castíssimo esposo”, com sua pureza virginal. E hoje os casais devem se amar espiritualmente e expressar o seu amor espiritualmente, antes de expressá-lo no ato sexual.

            Em relação a paternidade, o Papa Francisco em um dos seus discursos ensina:

“José assumiu uma paternidade que não era sua: vinha do pai. E levou avante a paternidade com aquilo que significa: não só apoiar Maria e a criança, mas também fazê-lo crescer, ensinar-lhe a profissão, acompanha-lo à maturidade de homem. ‘Assuma a paternidade que não è tua, é de Deus’. E isso sem dizer uma palavra. No Evangelho, não tem uma só palavra dita sobre José. O homem do silêncio, da obediência silenciosa. ”

                Assim sendo, São José é para nos um modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel. O mestre da oração e da contemplação, da obediência e da fé.

Reze a oração de São José.

A vós, São José, recorremos em nossas necessidades e como confiança pedimos a Vossa Proteção.
Pelo amor que vos unia à Virgem Imaculada e Mãe de Deus, e por vosso amor de Pai para com Jesus com insistência Vos pedimos:
Volvei bondoso o vosso olhar para a herança que Jesus resgatou como o Sangue Preciosíssimo, e vinde como vosso poder em nosso auxílio!
Guarda fidelíssimo da Sagrada Família, vigiai sobre o corpo místico de Cristo, a Igreja! Pai amantíssimo, afastai para longe de nós o contágio de qualquer erro e corrupção. Poderoso defensor, do céu bondosamente dai-nos a vossa assistência na luta contra as potências das trevas!
Como, outrora livrastes de grave perigo o Menino Deus, assim livrai das ciladas ardilosas do inimigo da Santa Igreja de Deus! São José, Guarda amoroso do Divino Infante, defendei das mãos inimigas a Santa Eucaristia em todos os tabernáculos do mundo.
Acolhei a todos sob a Vossa Proteção! E, segundo o vosso exemplo, dai-nos com vossa ajuda que tenhamos vida santa e morte feliz, para podermos chegar à eterna bem-aventurança no céu. Amém.

Comentários

↑ topo