Formação

A origem do presépio

O primeiro presépio do mundo foi criado na Itália em 1223.

Presépio de Graccio – Foto Ilustrativa: Radio Vaticano

          O presépio foi criado por São Francisco de Assis, em uma gruta na cidade de Greccio. São Francisco queria que as pessoas compreendessem melhor o nascimento de Jesus, com isso pediu para seu amigo Giovani preparar o local conforme ele tinha pedido. São Francisco celebrou o natal do Senhor entre o boi e o jumento para demonstrar a simplicidade do local que Jesus escolheu nascer.

            Após esse acontecimento o Natal passou a ser representado por meio do presépio, que simboliza a Encarnação de Jesus Cristo. Além disso o presépio ajuda a evangelizar. Muitos pais montam o presépio e no dia do natal dão catequese para os filhos, revivendo a história do nascimento de Jesus dentro do coração de cada um.

           Deve ser montado no 1º domingo do advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor.

            As principais figuras do presépio são:

  • Nossa Senhora: Mãe de Jesus. Aquela que disse o seu ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
  • São José: Pai adotivo. É o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro.
  • Menino Jesus: É o Filho de Deus que se fez homem, para dar sua vida pela humanidade.
  • O Anjo: É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia.
  • Os Pastores: Simbolizam a humildade e os pobres, que enxergam no menino Jesus a esperança do reino de Deus.
  • Os animais: simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.
  • Estrela: Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador.
  • Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus.
  • Ouro, incenso e mirra: O ouro significa a realeza; era um presente dados aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade.

          Assim como você prepara o presépio para o natal prepare também o seu coração, a sua casa para receber o menino Jesus, lembre-se de cada figura do presépio que deu o seu sim para Deus. Se prepare para a chegada do Natal assim como Maria e José se prepararam.

 

“O presépio é o local sugestivo onde contemplamos Jesus que, assumindo as misérias do homem, nos convida a fazer o mesmo, por meio de ações de misericórdia”. Papa Francisco

 

Saiba mais sobre os símbolos que representam o natal

Viva a celebração do Natal com alegria e em família

Os perigos de trocar os símbolos cristãos pelos pagãos no Natal

 

Comentários

↑ topo