O que é o Ressentimento?

O ressentimento tem o poder de ‘apodrecer’ o coração de quem o sente.

ressentimento

Ressentimento é ato ou efeito de ressentir-se. É sentir de novo, ou sentir de um novo jeito. É deixar ressoar o sentimento ou uma emoção experienciada. Ressentimento é a mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu, o rancor que se instala em nosso coração a partir da mágoa ou do sentimento não trabalhado.

Ressentir é tornar a sentir, é sentir muito. O ressentimento é fruto de uma ofensa recebida. Essa ofensa pode ter sido consciente ou inconsciente, provocada ou acidental. Pode ter se originado de uma palavra, de um gesto ou até mesmo de um olhar. Depende muito de nossa disposição interior. Existem dias em que estamos mais propenso ao ressentimento. Basta uma coisinha à toa e já nos magoamos e ficamos melindrados.

Como está ligado ao sentimento, o ressentimento e todos os seus derivados podem brotar sem muita razão lógica. Aliás, lógica mesmo nunca tem. Depende de como sentimos os efeitos e de permitirmos que repercutam ou reflitam no nosso coração. O ressentimento é doloroso também porque desperta e estimula a ofensa vivida. Quando nos sentimos ofendidos e começamos a querer responder à ofensa, vamos ficando ressentidos. Ficamos então lamuriando por alguma coisa que aconteceu no passado e revivemos o fato como se fosse real e atual. Sofremos tudo de novo.

O mais terrível do ressentimento é que ele tem o poder de apodrecer o coração da pessoa. Quando uma pessoa mantém o ressentimento por alguém em seu coração, com o tempo vai deixando de amar todas as outas pessoas, já que o ressentimento é uma raiz de ódio que se instala no coração. Quando uma fruta está apodrecendo, costumamos dizer que ela está ressentida. Logo, ressentido é fruto estragado. A comparação é muito boa e apropriada. O ressentimento deixa o nosso coração e a nossa vida semelhantes a uma fruta estragada – cheira mal. Basta deixar uma fruta estragada dentro de uma caixa de madeira com outras frutas para ver o que acontece. A fruta estragada contamina as demais. Logo todas estarão estragadas. Além disso, se não tiramos as frutas estragadas da caixa, a própria caixa começa a apodrecer. Um cheiro horrível toma conta do ambiente. A fruta estragada atrai ratos, moscas e outros bichos. Pouco tempo depois, toda a despensa está contaminada. O que uma fruta ressentida faz numa despensa o ressentimento acaba fazendo em nossa vida.

O ressentimento é uma mágoa que todo o tempo provoca o desconforto. A pessoa ressentida fica sempre alimentando a mágoa. A pessoa que causou o ressentimento já foi embora, já esqueceu, já morreu, mas o ressentido continua a alimentar a tristeza interior, fala sozinho, remói, murmura. Então surge um problema muito sério: a pessoa que fica remoendo mágoas acaba por se tornar mais facilmente propensa ao ressentimento. Na vida tudo é treino. Ao alimentar a mágoa, e com isso provocar o ressentimento, a pessoa está treinando o coração para mais ressentimento.

A mágoa não trabalhada e o sentimento não assumido e não perdoado que nutrimos por uma pessoa acabarão por dar origens a novas mágoas e a novos ressentimentos. É um terrível círculo vicioso.

Trecho do livro “A Cura do Ressentimento” – Pe. Léo, sjc (1961 – 2007) que está sendo meditado no Programa Encontro com a Misericórdia desta semana.

 

Comentários

↑ topo