Fim de Ano

Então é natal e o que você fez?

Então é natal …

Esses dias fiquei refletindo em uma frase que vi escrita em uma camiseta. A primeira parte da frase é de uma música bem conhecida neste tempo de natal e a segunda parte reflete um sentimento comum que pudemos compartilhar neste ano que vivemos. A frase é a seguinte: Então é Natal e o que você fez? Fiz o que deu!

Foto ilustrativa: formacao.cancaonova.com

            O ano de 2020 está no final e podemos pensar “fiz o que deu”, com um sentimento pesaroso de frustração de não ter conseguido realizar o que era necessário, de não ter conseguido fazer tudo o que precisava ter sido feito, mas preferi pensar no “fiz o que deu” no sentido positivo e acrescentando um pronome que também tem função adjetiva, “Fiz tudo o que deu”.

Leia mais:
::Maria e Isabel: o encontro das promessas que faz olhar para frente
::Celebremos a festa da Sagrada Família de Nazaré           

Você também pode pensar assim. Chegamos ao final de ano vitoriosos por termos conseguido manter viva nossa fé mesmo diante de tantas adversidades, manter viva nossa esperança mesmo em meio a tantas notícias de mortes por causa da covid-19, notícias de pessoas tristes e fechadas em suas casas. As situações difíceis e desafiadoras enfrentadas neste ano nos ajudaram a buscar ainda mais o que de fato tem valor como a família, a oração, Deus. Quando poderíamos imaginar ter que ficar em casa sem poder ir à missa ou transitar livremente por onde quiséssemos.

Nesse cenário, o Papa Francisco nos convidou para um contágio ainda maior: o da esperança! Não se trata de uma fórmula mágica, que faz desaparecer os problemas, mas é a vitória do amor sobre a raiz do mal, que transforma o mal em bem.

            Portanto, que neste Natal, o Menino Deus traga ao nosso coração uma nova esperança e a certeza de que para esse ano que passou, fizemos tudo o que deu!

*Adelita Stoebel dos Santos

É missionária da Canção Nova desde 2001. Casada com Rodrigo Luis dos Santos e tem dois filhos o Tobias e a Serena. Atualmente moram na missão de São Paulo e são os autores do livro – Como Participar da Missa com Crianças? pela editora Canção Nova.

Comentários

↑ topo