"Queremos servir como Maria, humilde serva do Senhor"

Milhares de brasileiros participaram da santa missa presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, entre autoridades eclesiásticas, membros da comunidade, amigos e pessoas que foram à Roma com o intuito de prestigiar este grande acontecimento para a história da Canção Nova.

A missa celebrada às 14h50m, hora de Brasília, abriu a seqüência de cerimônias do Reconhecimento Pontifício, com profundo significado para a Canção Nova, sendo realizada no centro histórico da Itália, na Igreja considerada uma pérola para os jesuítas, Sant’Andréa al Quirinale, designada à Dom Odilo pelo Papa Bento XVI, por ocasião de sua nomeação cardinalícia, em 24 de novembro do ano passado.

A igreja localiza-se ao lado do palácio da Presidência da Itália, e possui belezas artísticas e culturais muito particulares. Segundo Dom Odilo, pela Igreja de Santo André passaram gerações e gerações de jovens sedentos de Deus, estudiosos, poderosos, homens que manifestaram sua fé e adesão a Deus na Igreja Católica.

Na igreja também se encontra o corpo de um santo jovem polonês, São Estanislau Kotska, que viveu pouco tempo no noviciado dos jesuítas e nesta Igreja entregou sua vida inteiramente a Deus.

Confira os momentos fortes da celebração

Dom Odilo fala da importância do Reconhecimento Pontifício para uma organização eclesial.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Atuação da Canção Nova no anúncio do evangelho no Brasil e no mundo.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Como presidente do Sínodo da Palavra, encerrado no dia 26 de outubro, Dom Odilo fala sobre a importância da Canção Nova para o anúncio da Palavra de Deus e evangelização pelos meios de comunicação.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ao final da cerimônia, o fundador da Comunidade Canção Nova – Mons. Jonas Abib, afirmou que a Canção Nova deseja ser pequena, comparando-a com a Igreja Sant’Andrea al Quirinale, colocando-se à disposição da evangelização a exemplo da Virgem Maria, humilde serva e obediente, dizendo: “eis aqui a escrava do Senhor, faça-me em mim o que lhe aprouver.”

Saiba como foi o dia dos missionários em Roma

O dia de hoje foi marcado pelos intensos trabalhos da equipe de transmissão da Comunidade Canção Nova. Missionários que vivem no exterior, e uma equipe do Brasil que está em Roma organizaram a transmissão da cerimônia no Quirinale e os preparativos finais. Logo pela manhã foram feitas as mudanças dos equipamentos do Instituto Maria Bambina, ao lado da praça São Pedro. O dia seguiu com toda movimentação própria de vésperas da cerimônia do Reconhecimento Pontifício.

Peregrinos

Aproximadamente 2 mil peregrinos brasileiros em Roma participam com exclusividade das celebrações pontifícias. Momento intenso para os peregrinos foi a oportunidade de “ver” e “ouvir” o Papa Bento XVI, em sua tradicional audiência aos domingos na Praça São Pedro, que reúne peregrinos de todo o mundo para rezar a oração mariana do Ângelus. Data em que a Igreja celebra o dia de finados, Bento XVI chamou a atenção dos cristãos para que falem da morte e expliquem o conceito de vida eterna, contra superstições, mitologias e sincretismos.

Este foi um momento em que a Canção Nova, reunida em Roma, rezou ao lado de Bento XVI pelos seus falecidos, que hoje contemplam a glória de Deus, nos precederam com o sinal da fé e, como afirmou o pontífice, “dormem o sono da paz”.

Tome Nota!

A programação em Roma segue amanhã, 3 de novembro, com a cerimônia do Reconhecimento Pontifício, portanto, ponto máximo das celebrações, às 08:00h da manhã, hora de Brasília, direto da Sala Magna do Pontifício Conselho para os Leigos. Na Rádio América, a transmissão acontecerá a partir das 7:50 da manhã.

Veja também:

Dom Odilo celebra missa que abre cerimônias do Reconhecimento

Conheça a Igreja de Santo André de Quirinale

Clero destaca valor da Canção Nova 

Comentários

↑ topo