Fim de Tarde na América: "A crise nos deu a razão"

O programa Fim de Tarde desta terça-feira, 27, abre debate com o ouvinte América sobre a atual crise econômica que ameaça o país e pergunta:

“Como agir em nosso lar, frente a crise mundial que ameaça o país?”

“Há males que vem para o bem”. Se é possível que um homem se sinta feliz nas situações mais diversas, também é possível que ele esteja infeliz nas situações mais favoráveis, como expressa o pensamento do filósofo helenista Epiteto, já na antiguidade. Consideremos que o mundo está sob o engodo de uma cultura imediatista, a qual é resultado da ambição dos governos de conquistar, cada vez mais, a prosperidade econômica.

Sendo assim, a crise nos deu a razão. “Graças à crise, o capitalismo já não poderá ser como antes, descontrolado e onipotente”, como afirmou um dos principais organizadores do Fórum Social Mundial, Cândido Grzybowski. O que foi classificado como desenvolvimento econômico – após a crise, vemos que não passava de uma “economia-cassino”, uma economia do jogo, que não existia riqueza real por trás, mas sim muito sofrimento para pessoas que não podiam participar deste “fantástico banquete”.

E se o mundo quer caminhar para a plena realização, deve repensar seus valores: “Rico foi Creso, mas não sábio. Sábio foi Diógenes, mas não rico. A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em desejar pouco” (Baltasar Gracián).

Estamos satisfeitos com o pouco ou com o muito que temos?

Participe!

Telefone: (11) 5575-1000
E-mail: america@cancaonova.com

Rádio América,
Uma Canção Nova em sua vida!

Comentários

↑ topo