A virtude da temperança é extremamente importante para cada um de nós e serve para nos ajudar em muitas coisas. Mas você sabe o que é temperança?
Temperança é autocontrole, autodomínio, renúncia, moderação, equilíbrio. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Ela também abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade e o desapego. É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza.
A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana. Sem renúncia não há maturidade. Grande fruto da renúncia é a alegria e a paz.
A temperança é a virtude moral da medida certa, que modela a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Para adquiri-la é necessário que reconhecer as medidas e os limites particulares. Reconhecer quais são as capacidades e as habilidades pessoais, afim de trabalhá-las a favor desse autocontrole.
A temperança é como uma bússola que harmoniza. Essa virtude assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem seus apetites sensíveis, guarda uma santa discrição e “não se deixa levar a seguir as paixões do coração”.(Cf Eclo 18,30).
Essa virtude serve para trazer serenidade para a alma, equilíbrio interior, domínio da própria vontade e dos impulsos.