No Brasil, o mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus… e quão precioso “Jesus Palavra” é para todo o mundo!
“A Palavra do senhor permanece eternamente”, diz Bento XVI na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini. E ele continua: Esta Palavra, que permanece eternamente, entrou no tempo. Deus pronunciou a sua Palavra eterna de modo humano; o seu Verbo «fez-Se carne» (Jo 1, 14). Esta é a boa nova. Este é o anúncio que atravessa os séculos, tendo chegado até aos nossos dias”.
Para toda a Igreja e para nós membros e família Canção Nova, a Palavra de Deus tem lugar especial… a Canção Nova nasceu da Palavra de Deus! Nosso fundador, Mons. Jonas Abib, era tão imbuído da Palavra que as pessoas o chamavam de Padre Jonas “da Bíblia”…
Aliás, nosso fundador nos deixou (não só para nós, missionários, também para você!) um grande legado que é o método de estudo da Palavra: “” no qual ao lermos e rezarmos com os livros bíblicos percebemos Deus fala conosco!
Aqui, partilho com você os principais pontos deste “esquema” de estudo que, certamente, poderão te ajudar a vivenciar uma experiência com a Palavra de Deus! Assim nos ensinou Mons. Jonas Abib:
A Bíblia não é um simples livro. Ela é uma biblioteca de 73 livros. Eles são bem diferentes uns dos outros, têm os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações muito diferentes.
Imagine-se chegando a uma biblioteca como essa e começando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura não pode dar certo! Há pessoas que abrem a Bíblia no iníco e começam a ler a partir do Gênesis. Elas, em geral, não passam do quinto livro. Desanimam e não retornam mais. E, o que é pior, acabam dizendo que é impossível, que não se consegue entender a Bíblia. Mas, isso aconteceria com qualquer biblioteca do mundo!
É necessário um Plano de leitura. No início, há muita coisa que não se entende, o que é muito natural. Até na leitura de um romance acontece isso. Não pare por causa disso, prossiga! À medida que se vai lendo, as coisas vão se esclarecendo. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, é tão importante um plano de leitura.
Existem vários planos de leitura. Todos eles são bons, porque se baseiam num princípio. Apresento aqui um determinado plano. Ele se destina àqueles que desejam começar a ler a Bíblia e não têm outros recursos a não ser conhecer a Bíblia através dela mesma. Siga a ordem indicada aqui, ela faz parte do método.
Plano de leitura do Novo Testamento:
1. 1ª Carta de São João (2 vezes)
2. Evangelho de São João
3. Evangelho de São Marcos
4. As pequenas cartas de São Paulo:
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
1ª e 2ª Tessalonicences
1ª e 2ª Timóteo
Tito
Filêmom5. Evangelho de São Lucas
6. Atos dos Apóstolos
7. Carta aos Romanos
8. Evangelho de São Mateus
9. 1ª e 2ª Carta aos Coríntios
10. Hebreus
11. Carta de São Tiago
12. 1ª e 2ª Carta de São Pedro
13. 2ª e 3ª Carta de São João
14. Carta de São Judas
15. Apocalipse
16. 1ª Carta de São João (3ª vez)
17. Evangelho de São João (2ª vez)
Para o Antigo Testamento, você pode seguir a ordem cronológica dos livros.
Assista ao vídeo: A Bíblia no meu dia a dia – “Monsenhor Jonas Abib“
Padre Jonas nos ensinou, ainda, a fazer um Diário Espiritual, escrevendo, todos os dias o que o Senhor nos diz com aquele capítulo sobre o qual estamos meditando: uma promessa, uma ordem, um princípio eterno e como aplicar aquela Palavra! Que tal começar o seu? A Palavra de Deus vai transformar sua vida assim como transformou a vida do Mons. Jonas e de todos nós da Canção Nova!
Deus abençoe você!
Por: Danusa Rego