Dia de Finados deve ser movimentado em todo o país



Os cemitérios do país devem receber milhares de visitantes nesta segunda-feira, 2, por ocasião do Dia de Finados. Para acolher todos os visitantes, o horário de funcionamento dos cemitérios foi ampliado. A maioria abrirá suas portas logo cedo, às 7h, e permanecerá aberto até às 18h.

O Dia de Finados foi criado por Santo Odilon que, enquanto era Abade de Cluny, introduziu a celebração em todos os mosteiros de sua jurisdição, entre os anos 1000 e 1009. Na Itália em geral, a celebração já era encontrada no fim do séc. XII e, mais precisamente em Roma, no início do ano de 1300. Foi escolhido o dia 2 de novembro para ficar perto da comemoração de todos os santos (1º de novembro).

Neste dia, a Igreja especialmente autoriza cada sacerdote a celebrar três Missas especiais pelos fiéis defuntos. Essa prática se remete ao ano de 1915, quando, durante a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV julgou oportuno estender a toda Igreja esse privilégio de que gozavam a Espanha, Portugal e a América Latina desde o século XVIII.

Comentários

↑ topo