A história da Rádio América!

Rádio América Uma Canção Nova em sua vida!

A rede Canção Nova de rádio assumiu dia 1° de Setembro a programação da rádio América, retomando assim seu espaço no dia-a-dia paulistano.
Com sua linguagem evangelizadora, a Canção Nova insere uma nova programação na grade da rádio.
Desde o dia 02 de julho, começamos com uma programação especial, para atender o perfil do ouvinte da Rádio América e chegar cada vez mais ao coração do povo da capital paulista.

Histórico Rádio América
75 anos de Tradição e prestação de serviços

Fundada em 4 de novembro de 1931, pela Organização Byington, a Rádio América nasceu sob a marca de ser considerada ”a estação das grandes iniciativas”. Primeiro com o prefixo PRA-0 e depois PRB-6, a emissora iniciou suas transmissões em 17 de agosto de 1934, com inauguração oficial em 15 de outubro do mesmo ano, quando foi também inaugurado o salão azul da emissora, onde aconteciam apresentações de shows, peças de teatro, filmes e bailes, localizado nas proximidades da Praça Marechal Deodoro, coração da Capital Paulista.

A Rádio América foi a quarta emissora radiofônica instalada em São Paulo, com seus transmissores de 5.000 watts, localizados nas várzeas da Rua Cerro Cora, Vila Romana. Em maio de 1937, a Sociedade Rádio Cosmos transformou-se em Sociedade Anônima e teve sua sede transferida para a Avenida São João. Oito anos mais tarde, houve a mudança definitiva para o nome ostentado até hoje, Rádio América.

Ao final do período Vargas, momento em que o Brasil viveu um intenso clima político, a emissora contou com nomes importantes no cenário nacional, como Adhemar de Barros Filho, João Jorge Saad, Bruno de Cavalcante Feder e Flávio Prestes. Na chamada ”fase áurea” do rádio brasileiro, a Rádio América teve entre suas principais atrações, programas esportivos e de auditório.

Profissionais como Edson Leite, Pedro Luís, José Paulo de Andrade (na rádio-escuta) e Osvaldo Nascimento (narrando as disputas de turfe) trabalharam na Rádio América neste período, em duas sedes diferentes da emissora, uma na Rua Consolação e outra no Bairro do Morumbi.

Em 1967, a administração da Emissora é assumida pelos Padres e Irmãos Paulinos, e a sede muda-se para um prédio próprio, na Rua Dr. Pinto Ferraz, na Vila Mariana, onde continua até os dias de hoje.
No início da década de 80, novos transmissores são instalados nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares, impulsionando a potência de transmissão para 50.000 watts. A partir da década de 90, a Rádio América atingiu sucessivos recordes de audiência (em 1993, completou um ano em segundo lugar entre as emissoras da grande São Paulo), chegando até a receber, da gravadora Werner-Continental, um disco de ouro em homenagem à grande divulgação da música brasileira.

Ao longo de uma história marcada pela prestação de serviços à sociedade, a Rádio América sempre contou com nomes significativos da mídia nacional, entre os quais se destacam Ari Barroso, Adoniram Barbosa, Cacilda Becker Gonçalves, Wagner Montes, César Filho, Carlos Nascimento, Sônia Abrão, Ney Gonçalves Dias, Augusto Liberato, Raul Gil, entre muitos outros. Hoje a Rádio América comemora 75 anos de fundação com uma inovadora grade de programação.

A emissora, que já foi líder de audiência, faz parte da antiga Rede Paulus Sat. Desde o dia 28 de agosto de 2006 a Canção Nova assumiu a programação da Rádio América, a fim de evangelizar através de mais este meio de comunicação social, chegando a um número cada vez maior de pessoas. É um tempo novo em São Paulo, a Rádio América é uma Canção Nova em sua vida!

Rádio América Uma canção Nova em sua vida!

Elane Gomes
Diretora Artistíca da Rádio América!

Comentários

↑ topo