Formação

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

Dia 02 de janeiro, dia de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

           São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, estão juntos no calendário litúrgico porque tiveram à santidade, nascidos em família de santos, tem os mesmos níveis culturais e alimentaram a mesma chama de vocação que é a vida monástica. São grandes amigos.

São Basílio

            São Basílio, nasceu em Cesaréia no ano 330. Foi bispo de Cesaréia e escreveu a célebre Regra dos Monges do Oriente. Começou sua caminhada como orador. É chamado Magno (grande) em virtude de sua intensa atividade pastoral, de seus sermões e escritos em defesa da religião. Seu grande amigo e companheiro de estudos era o Santo Gregório Nazianzeno.

          São Basílio começou visitando diversos mosteiros e se entregou ao retiro solitário com a oração e o estudo. Uniram-se a ele alguns discípulos e abriu um mosteiro na Cesaréria. Até hoje os monges do oriente seguem seus ensinamentos.

         Foi ordenado sacerdote e São Gregório Nazianzeno o incentivou a ajudá-lo com a defesa do clero, as igrejas e as verdades de fé. Ele criou na cidade de Cesaréia uma verdadeira cruzada de serviço aos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repousos, escolas de artesanato etc. Ele faleceu aos 50 anos no dia 01 de Janeiro de 379.

“A quem fiz injustiça conservando o que é meu? Dizes tu? Diga-me, sinceramente, o que te pertence? De quem o recebeste? Se cada um se contentasse com o necessário e desse aos pobres o supérfluo, não haveria nem ricos nem pobres”.

São Gregório Nazianzeno

        São Gregório Nazianzeno nasceu na Capadócia no ano 330, era filho de São Gregório, o Velho e de Santa Nona. Homem de estudo e poeta, pela sua excelente doutrina e inflamada eloquência recebeu a alcunha de teólogo.

         Presidiu ao primeiro Concílio de Constantinopla, que definiu solenemente a Divindade do Espírito Santo. Foi perseguido pelos hereges arianos, que o forçaram a deixar sua cátedra, retornando então à vida de monge. Partiu para a Casa do Pai em 25 de janeiro do ano 389 ou 390.

 “Tudo é instável para que amemos as coisas estáveis”.

Comentários

↑ topo