Curiosidades

Você conhece os Santos Poloneses?

Saiba quem são alguns dos Santos da Polônia

São João Paulo II

Nascido 18 de Maio de 1920 em Wadowice, Polônia Karol Josef Wojtyla, era filho de Karol Wojtyla e Emília, possuía mais um irmão chamado Edmundo. Perdeu todos seus familiares muito cedo,  com 20 anos já não tinha mais ninguém. Perdeu a mãe com 9 anos, depois seu irmão e por fim o pai.

Era um apreciador dos esportes, adorava também música e literatura.

Com 26 anos aconteceu sua ordenação sacerdotal, depois Bispo auxiliar, Bispo e Arcebispo da Cracóvia e em 1967 nomeado Cardeal.

Em 16 de Outubro de 1978 elegeram-no Papa, ocuparia assim a Cátedra de São Pedro até sua morte em 02 de Abril de 2005.

Dia 01 de Maio 2011 proclamado Beato e em 27 de Abril de 2014 canonizado pelo atual, Papa Francisco.

Foi o segundo mais longo pontificado da história, com 26 anos e 6 meses, atras apenas de Pio IX com 30 anos.

:: Conheça nossa loja Canção nova e Adquira o livro Na Trilha de um Vencedor

João Paulo II

Santa Faustina

DSC 5320

Nasceu em 25 de Agosto de 1905 na cidade de Glogowiec, Polônia. Terceira filha de dez irmãos, filhos de Stanilaw e Marianna.

Fez sua primeira comunhão aos 9 anos e com 18 anos sente a vontade de ingressar na vida religiosa. Um dia ouviu nitidamente  Jesus lhe dizendo que se deslocasse até Varsóvia onde entraria para um convento, depois de muito lutar e procurar conseguiu entrar para a Congregação das irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. Recebeu o nome de Maria Faustina durante a cerimônia para investidura do hábito. A primeira aparição de Jesus a Santa Faustina aconteceu em 1931, onde Jesus solicitou a pintura de sua imagem para que fosse venerada e conhecessem sua misericordia,  mas somente em 1934 Santa Faustina dirigiu-se até o pintor Eugênio Kazimirowski, e conforme suas orientações reproduziram o quadro, depois com o auxilio do Padre Miguel Sopocko a imagem foi venerada na cidade de Ostra Brama. Jesus pedia que o primeiro domingo depois da Pascoa fosse celebrada a festa da Misericórdia. Recebeu a ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo de difundir o culto a Divina Misericórdia.

Faleceu em 5 de Outubro de 1938 aos 33 anos, beatificada dia 18 de Abril de 1993, e em 30 de Abril de 2000 pelas mão de São João Paulo II foi declarada Santa.

:: Adquira o livro Diário a Misericordia Divina na minha Alma

Irma Faustina

São Maximiliano Maria Kolbe

Maximiliano Kolbe

Nascido a 08 de Janeiro de 1894, em Zdunska Wola, seu nome de batismo era Rajmund Kolbe, vinha de uma família muito pobre mas tinham muita intimidade com Deus, ensinando assim os filhos a viverem a fé e na vontade de Deus. Com 13 anos entrou para o seminário dos Frades Menores e ordenado Sacerdote 01 de Abril de 1918.

Em 1917 fundou a Milícia da Imaculada, o objetivo final era atrair o máximo de pessoas ao coração de Cristo, mas com a proteção e intercessão de Nossa Senhora, os meios mais usados foram os de comunicação social.  Lecionou no Seminário Franciscano na Cracóvia.

Durante a 2ª Guerra Mundial São Maximiliano Kolbe mais outro prisioneiros foram levados para o campo de concentração de Auschwitz.

Se ofereceu para morrer no lugar de outro preso, quando o ouviu dizer que tinha esposo e filhos. Foram condenados a morrerem de fome e sede. Ao passar de duas semanas  ele permanecia vivo, sendo assim injetaram ácido carbólico em seu corpo. Foi cremado e suas cinzas foram lançadas ao vento, conforme ele mesmo havia escrito. O prisioneiro salvo veio a falecer em 1995 aos 94 anos.

Sua Beatificação se realizou  17 de Outubro de 1971, por Papa Paulo VI e em 1982 canonizado por São João Paulo II.

:: Adquira o livro Gigantes da Fé, Gigantes na vida

Gigantes

Comentários

↑ topo