Solenidade

Ser santo é a meta! Jesus Cristo irradia a santidade de Deus

Ser santo! Nossa morte dirá no encontro definitivo com Cristo

Cristo espera eternamente com os braços abertos. O homem que optou contra Cristo, segundo a doutrina crista, será queimado eternamente por aquele mesmo amor que repeliu. O homem que se decide por Cristo encontrará  no mesmo amor a plena e infinita felicidade.

Foto ilustrativa: retirado de agencia.ecclesia.pt/

A caridade dá forma a todas as virtudes. Por isso, obras grandiosas, como lançar o próprio corpo às chamas ou doar todos os bens aos pobres, só ganham verdadeiro sentidos e ordenadas ao amor de Deus. Para ser mais santo, portanto, só existe um caminho: amar a Deus de forma ardente e sincera. Eis, em poucas palavras, o que devemos fazer para sermos mais santos. Mas, o que fazer para alcançar a santidade? A resposta pode parecer bastante óbvia e simples, mas o que devemos fazer é amar com caridade sobrenatural. Em primeiro lugar, o que é santidade? É a configuração do nosso coração ao coração de Cristo.

Uma pessoa está no caminho de santidade quanto mais o seu coração se vai conformando com o de Cristo, a ponto de ela chegar ao estado de perfeição em que chegou São Paulo, quando disse: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim”. A pessoa santa tem um coração que palpita em sintonia com o coração de Cristo e este, por sua vez, é ardente de amor-caridade. Neste ponto, ajuda-nos Santo Tomás de Aquino, explicando que existe uma diferença entre o amor natural e o sobrenatural. O amor natural é aquele da própria natureza humana: amam-se os filhos, os pais, o seu cônjuge etc. Esse amor pode ser abusado, transformando-se em idolatria. Entra, então, a necessidade do amor sobrenatural. A diferença deste para aquele está no objeto formal.

Jesus Cristo irradia a santidade de Deus; sobre Ele repousa o Espírito de santidade; Ele reivindica o titulo de Santo. E de fato, santifica toda a humanidade. Jesus Cristo, tornado “Senhor”, transmite a sua santidade à Igreja por meio dos sacramentos, que trazem ao homem a vida de Deus. Essa doutrina era tão viva nos primeiros séculos que os membros da Igreja, não hesitavam em se chamar de “os santos”, e a própria Igreja era chamada “comunhão dos santos”.

A santidade crista manifesta-se, pois, como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos oferece, particularmente com os sacramentos. A santidade não é o fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas próprias forças, e até com heroísmo; ela é dom do amor de Deus e resposta do homem à iniciativa divida.

A pessoa humana pode tornar-se santa; a santidade é não somente possível, mas já uma realidade. Muitos já são santos entre nós hoje, e muitos, transformados com Cristo, vêem a Deus face a face, como Ele é. É justamente isso que celebramos, quando dizemos, Solenidade de Todos os Santos. Ou seja, a multidão de homens e mulheres que ao longo da sua vida andaram tão juntinhos de Jesus, que alcançaram, por graça de Deus, a herança dos justos, ou seja, o céu.

Para isso, é preciso também entender e assumir o mistério da morte como passagem para o nosso verdadeiro fim, a eternidade. E é justamente isso que celebramos no dia 2 de novembro, quando dizemos, Comemoração de todos os Fiéis Defuntos.

A morte para o cristão não é um momento no fim do seu caminho terreno, um ponto isolado do resto da vida. A vida terrena é preparação para a vida do céu, nela estamos como criancinhas no seio materno: nossa vida na terra é um período de formação, de luta, de primeiras opções. Ao morrer, o homem se encontrará diante de tudo o que constituiu o objeto das suas aspirações mais profundas: encontrar-se-á diante de Cristo e será a opção definitiva, construída por todas as opções parciais desta terra.

 

Padre Anderson Marçal

Anderson Marçal Moreira é padre da Igreja Católica Apostólica Romana. Natural da cidade de São Paulo (SP), padre Anderson é membro da comunidade Canção Nova desde o ano 2000. No dia 16 de dezembro de 2007, foi ordenado sacerdote. Estudou Teologia Pastoral Bíblica-Litúrgica na Universidade Salesiana de Roma. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.01

Comentários

↑ topo