Mês da Bíblia

Igreja no Brasil celebra o “mês da Bíblia”

No Brasil, tradicionalmente celebrado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, mês da Bíblia foi incorporado pela CNBB na década de 1970

*Por Lucas Vieira

Para os católicos do Brasil, setembro é o “mês da Bíblia”. Esta dedicação ocorre desde o ano de 1976, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incorporou a iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e a disseminou pelo país. Além disso, no dia 30, recorda-se São Jerônimo, sacerdote e doutor da Igreja; exegeta e tradutor das Sagradas Escrituras para o latim.

Setembro: Mês da Bíblia – Confira este vídeo direto da Terra Santa

Em 2020, diante do contexto da pandemia do novo coronavírus, a entidade propõe aos fiéis o aprofundamento do livro de Deuteronômio e o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). Em uma transmissão ao vivo realizada no último dia 27 de agosto, o bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência, Dom Waldemar Passini, disse que trata-se de um texto de grande importância teológica porque coloca em seu centro a Lei de Deus.

Segundo o purpurado, como núcleo primeiro, a Lei foi dada a Moisés mas, depois de muito tempo, continua falando a seu povo, estimulando o culto ao único Deus e promovendo relações de fraternidade entre irmãos e entre o povo de Israel. Dada a sua importância, este livro, o último do Pentateuco (portanto, o último dos cinco primeiros livros da Bíblia), é recordado em diversos trechos do Novo Testamento.

Conforme Dom Waldemar, os fiéis podem ater-se à leitura contínua e orante do texto proposto, o que ajuda a entender o contexto no qual está inserida a história e a oração. Os ministros leigos e ordenados poderão aprofundar essa reflexão nas celebrações da Palavra e nas homilias, e o povo de Deus tem também a opção de refletir em família ou nos grupos online.

Há, ainda, outra ação de destaque neste mês da Bíblia. Para aproximar os fiéis à Sagrada Escritura, a TV Canção Nova exibe, em setembro, a série “Salmos”, na qual a missionária Letícia Sauthier, diretamente da Terra Santa, entrevista biblistas que apresentam abordagens e informações históricas dos salmos, além de curiosidades.

Este é um tempo propício para se buscar a intimidade com o Senhor, por meio do conhecimento e da vivência de Sua Palavra. Assim como deu a São Jerônimo um conhecimento vivo e penetrante da Sagrada Escritura, Deus permita ao seu povo encontrar Nela uma fonte de vida!

*Lucas Vieira é jornalista e apresenta, de segunda a sexta-feira, das 18 às 19h, o programa “Fim de Tarde”, na Rádio América Canção Nova – AM 780, em São Paulo (SP).

Comentários

↑ topo