Histórico

RÁDIO AMÉRICA, UMA CANÇÃO NOVA EM SUA VIDA

radioamerica

Ao iniciar seu trabalho na Rádio América AM 1410, em 28 de agosto de 2006, a Canção Nova foi assumindo a programação, gradativamente, com o objetivo de evangelizar através deste veículo. Na América, a Canção Nova fez inovações nos programas, na plástica, nas vinhetas, no estilo de locução e no jornalismo em vista de ser a segunda geradora da Rede Canção Nova de Rádio. A emissora também transmite alguns programas da rádio mãe.

Em sua programação local, a América começou a fazer a experiência de um programa de saúde no período da tarde, que hoje acontece ao meio dia,  outros com temática da Igreja, envolvendo as paróquias da arquidiocese, e um jornal no horário das 18h às 19h, além de boletins em diversos horários da grade, cobertura de eventos da igreja em âmbito local, nacional e internacional. Nos finais de semana, estruturou uma programação também local, com programas de notícias e temas culturais sobre a cidade de São Paulo. Todos estes ingredientes fizeram a rádio voltar a atingir uma grande audiência na cidade, ficando entre as dez emissoras mais ouvidas de São Paulo, entre setembro de 2006 e junho de 2009, segundo pesquisas do IBOPE.
Em maio de 2009, a Rádio América suspendeu as suas atividades para as mudanças de endereço e de equipamentos em seu parque de transmissão e em seus estúdios.

A Rádio América chegou a produzir 29 programas locais.  Porém, destes, oito eram exibidos via satélite para a Rede Canção Nova de Rádio, o que fez da emissora a sua segunda geradora. Atualmente produzimos 22 programas e, destes, 1 é transmitido em rede para todo o Brasil, o Mais Saúde, apresentado pela Dra. Gisela Savioli, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, pelo Dr. Roque Savioli.

O programa local mais ouvido durante a semana, segundo o Ibope, é o Clube do Ouvinte, programa institucional que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 09h20h às 11h. Assim como nas outras emissoras, ele aborda o trabalho da Canção Nova na cidade bem como a campanha de arrecadação para manutenção do Sistema Canção Nova de Comunicação.

A rádio procura se adequar à realidade cultural da cidade na linguagem dos locutores e no ritmo da programação. Alguns programas procuram se aproximar objetivamente da identidade local abordando assuntos de interesse do paulistano: o Panorama Musical, o Fim de Tarde, as Notícias de última hora, além do programete Fique por Dentro.

Além dos programas informativos e do jornal local, a América transmite o jornal da Rede do período da manhã, das 6h às 6h30, o Canção Nova Notícias. Também divulga os eventos das paróquias e da Arquidiocese em alguns programas específicos como o Conexão Canção Nova. Além disso, a rádio cobre alguns eventos tradicionais das paróquias de São Paulo e transmite celebrações da Arquidiocese.

Desde setembro de 2011, a América começou a trabalhar com um canal alternativo na internet, o América Web, que hoje leva 24h de programação para internet e celular. Escute aqui no blog!

História da Rádio América
(Fonte: america.cancaonova.com)

Fundada em 4 de novembro de 1931, pela Organização Byington, a Rádio América nasceu sob a marca de ser considerada ”a estação das grandes iniciativas”. Primeiro com o prefixo PRA-0 e depois PRB-6, a emissora iniciou suas transmissões em 17 de agosto de 1934, com inauguração oficial em 15 de outubro do mesmo ano, quando foi também inaugurado o salão azul da emissora, onde aconteciam apresentações de shows, peças de teatro, filmes e bailes, localizado nas proximidades da Praça Marechal Deodoro, coração da Capital Paulista.

A Rádio América foi a quarta emissora radiofônica instalada em São Paulo, com seus transmissores de 5.000 watts, localizados nas várzeas da Rua Cerro Cora, Vila Romana. Em maio de 1937, a Sociedade Rádio Cosmos transformou-se em Sociedade Anônima e teve sua sede transferida para a Avenida São João. Oito anos mais tarde, houve a mudança definitiva para o nome ostentado até hoje, Rádio América.

Ao final do período Vargas, momento em que o Brasil viveu um intenso clima político, a emissora contou com nomes importantes no cenário nacional, como Adhemar de Barros Filho, João Jorge Saad, Bruno de Cavalcante Feder e Flávio Prestes. Na chamada ”fase áurea” do rádio brasileiro, a Rádio América teve entre suas principais atrações, programas esportivos e de auditório.

Profissionais como Edson Leite, Pedro Luís, José Paulo de Andrade (na rádio-escuta) e Osvaldo Nascimento (narrando as disputas de turfe) trabalharam na Rádio América neste período, em duas sedes diferentes da emissora, uma na Rua Consolação e outra no Bairro do Morumbi.

Em 1967, a administração da Emissora é assumida pelos Padres e Irmãos Paulinos, e a sede muda-se para um prédio próprio, na Rua Dr. Pinto Ferraz, na Vila Mariana, onde continua até os dias de hoje.
No início da década de 80, novos transmissores são instalados nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares, impulsionando a potência de transmissão para 50.000 watts. A partir da década de 90, a Rádio América atingiu sucessivos recordes de audiência (em 1993, completou um ano em segundo lugar entre as emissoras da grande São Paulo), chegando até a receber, da gravadora Werner-Continental, um disco de ouro em homenagem à grande divulgação da música brasileira.

Ao longo de uma história marcada pela prestação de serviços à sociedade, a Rádio América sempre contou com nomes significativos da mídia nacional, entre os quais se destacam Ari Barroso, Adoniram Barbosa, Cacilda Becker Gonçalves, Wagner Montes, César Filho, Carlos Nascimento, Sônia Abrão, Ney Gonçalves Dias, Augusto Liberato, Raul Gil, entre muitos outros. A Rádio América comemora mais de 70 anos de fundação com uma inovadora grade de programação.

A emissora, que já foi líder de audiência, fazia parte da antiga Rede Paulus Sat. Desde o dia 28 de agosto de 2006 a Canção Nova assumiu a programação da Rádio América, com a missão de evangelizar através dos meios de Comunicação Social.

Uma Canção Nova em sua vida!

Comentários

↑ topo