Formação

Exaltação da Santa Cruz

Pela Cruz, Cristo foi exaltado e atraiu para Si toda a humanidade. 

Celebrada no dia 14 de setembro a Festa da Exaltação da Santa Cruz, na qual recordamos a doação total e definitiva de Jesus Cristo à humanidade. A Cruz de Jesus é um mistério de Deus desde toda a eternidade, e já foi manifestada a nós. A cruz, antes de tudo, é uma manifestação de amor, o grande mistério do derramamento do Espírito Santo. Quando o fiel olha para a Cruz de Cristo, ele vê o sacrifício. Não compare sacrifício com tristeza; o sacrifício é reflexo de Cristo. 

Para nós cristãos, o madeiro sagrado é o maior símbolo de nossa fé. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo ministro, pais e padrinhos, marcando- nos como pertença a Cristo para sempre.

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação. Objeto de desprezo, patíbulo de infâmia, até o momento em que Jesus, obediente até a morte, nela foi suspenso. A Cruz se tornou, desde então, motivo de glória, polo de atração para todos os homens. “Quando Eu for exaltado, então atrairei todos a Mim” (João 12,32). Celebrando a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebramos a vitória de Cristo, que nos possibilita, desde agora, celebrar a nossa futura glória no céu, pois, se morremos com Cristo, cremos também que viveremos com Ele (cf. Romanos 6,9).

“Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”

Comentários

↑ topo