Confira

Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus

A fonte da devoção ao Preciosíssimo Sangue, está no lado aberto de Jesus na cruz, no trono glorioso, loucura para os homens e vitória para Deus. São João nos lembra esta verdade no relato da paixão e morte do Senhor: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (Jo. 19,33-34) E São João Crisóstomo sugere: “Quereis conhecer o poder do Sangue de Cristo? Repara de onde começou a correr e de que fonte brotou”.

Desde tempos remotos, a devoção ao preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente e floresceu cada vez mais em meio ao clero e aos fiéis. Através de solenidades, preces públicas e ladainha própria, com o fim de pedir a Deus perdão dos pecados, afastar os fiéis dos justos castigos, implorar as bênçãos do céu sobre os frutos da terra e prover as necessidades espirituais e temporais.

Mas foi no século XIX que uma festa universal foi estabelecida na Igreja. Segundo a história, durante a Primeira Guerra Italiana pela Independência, em 1849, o Papa Pio IX foi para o exílio em Gaeta. Com ele estava Don Giovanni Merlini, terceiro superior geral dos Padres do Preciosíssimo Sangue.

Enquanto a guerra ainda estava em fúria, Don Merlini sugeriu ao Papa, que criasse uma festa universal ao Precioso Sangue para implorar a ajuda de Deus e estabelecer a paz em Roma. Pio IX, assim o fez e a guerra logo terminou. Voltando para Roma o Papa proclamou que o primeiro domingo de julho seria dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo e mais tarde, atribuiu o dia 1º de julho como a data fixa dessa celebração.

Depois do Vaticano II, a festa foi removida do calendário, mas uma Missa votiva em honra do Preciosíssimo Sangue foi estabelecida e a devoção dos fiéis permanece até hoje.

Por estas razões, todo o mês de julho é tradicionalmente dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, e os católicos são encorajados a meditar sobre o profundo sacrifício de Cristo e o derramamento de Seu sangue para salvar a humanidade.

 

Por Dijanira Silva.

 

Sangue precioso de Jesus

Comentários

↑ topo