OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa, mês da prevenção ao câncer de mama!

Outubro chegou, e com ele temos a oportunidade de mais um ano  levantarmos a bandeira rosa sobre a prevenção do câncer de mama.

No Brasil o câncer de mama, é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões do Pais segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Infelizmente é a causa de mais mortes por câncer de mulheres no Brasil

Mas precisamos entender o que de fato é o câncer de mama.

O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. A heterogeneidade deste câncer pode ser observada pelas variadas manifestações clínicas e morfológicas, diferentes assinaturas genéticas e consequentes diferenças nas respostas terapêuticas.

O espectro de anormalidades proliferativas nos lóbulos e ductos da mama inclui hiperplasia, hiperplasia atípica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Dentre esses últimos, o carcinoma ductal infiltrante é o tipo histológico mais comum e compreende entre 80 e 90% do total de casos.

Mas o que causa o câncer de mama?

Não há um fator exclusivo para a causa do câncer de mama. São diversos fatores relacionados, e o risco de se desenvolver está doença aumenta com a idade, sendo um risco maior a partir dos cinquenta anos. 

É possível reduzir o risco do câncer de mama?

Sim.  Praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado, ajudam a reduzir o risco. A00mamentação também é considerada uma forma de reduzir o risco e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

Quais as formas de identificar o câncer de mama? 

Um caroço fixo e geralmente indolor, é a principal manifestação da doença estando presente em mais de 90% dos casos.

Alteração no bico do peito.

Pequenos nódulos na região abaixo do braço (axilas), e pescoço.

Saída espontânea de liquido de um dos mamilos.

pele da mama avermelhada, retraída, ou parecida com a casca de laranja.

É muito importante que o câncer seja diagnosticado o quanto antes, por isso isso é sempre importante que toda mulher olhe o seu próprio corpo, se auto examine, para que o quanto antes possa identificar qualquer tipo de alteração.

E tão importante quanto o auto exame, é o exame de rotina junto a um profissional médico.

Mamografia

A mamografia é um exame de radiografia que pode ser feito regularmente, e que é capaz de identificar alterações suspeitas. 

É recomendo que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame a cada 2 anos. 

 

Informe-se, busque sempre orientação médica, faça sempre seu exame regularmente, a sua saúde é muito importante!

 

Fonte: inca.com.br

 

 

 

Comentários

↑ topo