Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Incontáveis são os milagres e as obras realizadas pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Incontáveis são os fiéis que se unem no Santuário Nacional de Aparecida em doze de outubro de todos os anos. Você com certeza já ouviu falar da Senhora do Brasil e de seus milagres, da fé de um povo que sai muitas vezes dos lugares mais distantes para celebrar e agradecer pelas também incontáveis graças alcançadas.

Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, a mãe de um povo fervoroso, a Senhora milagrosa. Sua história tem início por volta de 1917, quando em um dia três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram para pescar no Rio Paraíba, e mesmo depois de insistentes redes lançadas ao rio não pescaram nada.

Depois de muita insistência, e tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Iguaçu, e após lançarem a rede mais uma vez apanharam uma imagem, porém sem sua cabeça, e em seguida lançaram outra vez a rede, e apanharam em seguida, a cabeça da imagem, assim lançaram mais uma vez a rede, e que desta vez trouxe peixes em abundância.

A imagem ficou com Filipe durante anos, até ser presenteada ao filho, que com amor a Maria produziu um oratório simples, onde rezava a virgem junto aos seus familiares e vizinhos para receber todos os sábados às graças do Senhor pela intercessão de Maria, e assim a fama dos poderes extraordinários da pequena imagem foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

Em meados de 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos coqueiros, que foi aberta a visitação pública em 26 de julho de 1745, mas o número de fiéis aumentava e em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior que hoje conhecemos como atual basílica velha.

No ano de 1894 chegou a Aparecida um grupo de padres redentoristas para ajudar e trabalhar no atendimento as pessoas que se dirigiam até a cidade para rezar aos pés da Senhora “Aparecida” das águas.

O Papa Pio X, deu a ordem para coroar a imagem de modo Solene, e em abril de 1908 a igreja recebeu o título de basílica menor. E como grande acontecimento em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil.

Ao completar 250 anos da devoção fervorosa a Nossa Senhora Aparecida, o Papa Paulo VI reconhecendo a importância do Santuário ofereceu a ele a Rosa de Ouro, estimulando o culto a mãe de Deus.

A devoção da Nossa Senhora Aparecida foi crescendo e o número de romeiros aumentando, assim foi necessário a construção da nova basílica, pois a primeira havia se tornado pequena, e em 1955 por iniciativas dos redentoristas e dos bispos foi iniciada a construção de um templo maio, que conhecemos hoje como a basílica nova, e mesmo ainda em construção no ano de 1980 recebeu do Papa João Paulo II o título de Basílica Menor.

Em 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo considerada o maior santuário Mariana do mundo.

Uma história de fé e devoção, muitas são as histórias de milagres realizadas através de Nossa Senhora Aparecida.

Você já conhecia a história de Nossa Senhora Aparecida?

Você tem uma história e deseja nos contar? Deixe nos comentários.

Comentários

↑ topo