Programa “Igreja e Atualidade” comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

dsc_6960-1.jpgEm 10 dezembro deste ano, o mundo inteiro celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo a Anistia Internacional, ainda hoje, em mais de uma centena de países torturam-se prisioneiros.

No Brasil, com freqüência a polícia transforma uma blitz em chacina; presos pobres são seviciados em delegacias; defensores dos direitos humanos sofrem ameaças e ataques; e quem desrespeita continua a gozar de impunidade.

Muitas são as situações que se apresentam a nós, especialmente na América Latina, que despertam preocupações neste 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Historicamente, a Igreja sempre representou uma instituição capaz de mediar conflitos e levantar questões importantes na defesa dos direitos humanos, especialmente dos direitos à dignidade e promoção da vida.

Prova disso são as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, que repercutem fortemente na sociedade devido à autoridade moral da Igreja Católica. Os temas conexos com a justiça, como direitos humanos, ecologia, distribuição da terra, trabalho e mobilidade humana provocam diversos pronunciamentos por parte das Conferências Episcopais, contribuindo para a realização de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Então não perca!

O programa Igreja e Atualidade – apresentado pela repórter e produtora Vanessa Lacquaneti – está preparando especialmente ao ouvinte a série especial “Direitos Humanos na América Latina”, com o objetivo de refletir sobre o atual contexto de avanços e retrocessos dos sistemas político-sociais na promoção dos direitos humanos no continente sul-americano.

A série iniciará a partir do país que tem repercutido mundialmente no cenário político-econômico, devido aos duros embates travados contra o governo Bush: a Venezuela.

Para avaliar a gestão do presidente Hugo Chávez Frías, o programa argumentará com base nos estudos de Marino Alvarado, advogado e coordenador geral do Programa Venezuelano de EducaçãoAção em Direitos HumanosPROVEA, que há 19 anos publica relatórios sobre a situação dos Direitos Humanos no país.

Tome Nota!

A Série Igreja e Atualidade“Direitos Humanos na América Latina” – vai ao ar pelas ondas da América de segunda a domingo, em pequenos formatos e alternados durante os intervalos da programação.

Comentários

↑ topo