Páscoa: passagem para uma vida nova

O Tríduo Pascal nos convida a fixar os olhos no olhar de Jesus

A Igreja Católica vive nestes Páscoa passagem para uma vida novadias a sua maior celebração dentro de calendário litúrgico, que é o Tríduo Pascal que culmina na grande festa de Páscoa. A palavra Páscoa significa passagem. Os judeus celebravam neste dia a vitória de Deus sobre o Egito com a passagem dos israelitas pelo Mar Vermelho, a pé enxuto. Esse grande prodígio marcou para sempre a história do povo de Deus, que foi liberto da escravidão do faraó e por isso todos os anos faziam memória destes fatos.

Os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus aconteceram às vésperas da páscoa judaica. Cristo dá para ela um sentido novo. Se, por sua morte na cruz, Ele nos libertou do pecado que nos escravizava, a Páscoa é para nós a celebração da passagem da morte para a vida; do pecado para a santidade; da vida sem sentido para uma vida plena.

Trazendo a memória dos últimos acontecimentos da vida de Jesus nestes dias de celebração, a Igreja que fazer cada cristão viver este mistério, não somente relembrando mas, literalmente, participando de cada fato que aconteceu com o Senhor, quando deu a vida por nós.

Cada celebração, os símbolos, as palavras, tudo fala, tudo aponta para estes mistérios de modo que não podemos ficar indiferentes ou participar de uma maneira qualquer. É preciso querer entrar nestes fatos, com a pergunta: “Quem eu sou nestes episódios?” Pedro? João? Maria Madalena? Judas? Verônica? Simeão? Malco? Participe de cada celebração, fixando seus olhos no olhar de Jesus; deixe Seu amor envolver você.

É possível que muitas pessoas, que viram pelas ruas de Jerusalém, aquele justo caminhar com uma cruz pesada e ser crucificado como um malfeitor tenham sido tocadas por Ele naquela Via Sacra. Imagino que o olhar de Cristo para cada um despertava amor, conversão e certeza de ser amado por Deus. Porque foi isso que Jesus veio fazer e estava fazendo nos últimos dias de sua vida terrena: nos amando e perdoando. Deixe-se tocar por Ele.

A Rádio América transmite nestes dias as celebrações de Semana Santa com o Papa Francisco, direto do Vaticano e o Acampamento de Semana Santa que acontece em Cachoeira Paulista-SP, sede da Comunidade Canção Nova. Queremos dar a você a oportunidade de viver a Semana Maior, tendo um encontro com Cristo Redentor.Fique ligado em nossa programação!

Que esta Páscoa seja para você a passagem para uma vida nova!

Elane Gomes
Diretora Artística da Rádio América-AM 1410

Comentários

↑ topo