Notícias da Última Hora: Reinaugurado o Memorial da Resistência em São Paulo

Muitas histórias contam o tempo da Ditadura Militar no Brasil. Vidas daqueles que, por razões políticas e em nome da justiça, dos direitos humanos e da liberdade, foram presos, torturados e exilados.

E para recontar parte destas histórias e preservar os arquivos do regime militar iniciado em 1964, o Memorial da Resistência foi reinaugurado, no ultimo sábado, 24, em São Paulo, local onde funcionava o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). O Memorial, que fica na região central da capital paulista, passou por reformas, como explica o Secretário Estadual da Cultura de São Paulo, João Sayad.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Luiz Marrey, ressaltou a importância da preservação da história das pessoas que foram perseguidas pela ditadura. Eles representam aqueles que se dedicaram à resistência fiel e perseverante contra um sistema opressor que tolia a soberania da nação, defendendo o valor da justiça, da verdade e da liberdade, na busca de uma paz duradoura para a sociedade brasileira.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Junto com a reinauguração do Memorial da Resistência, ocorreu a abertura da exposição “Círculo Fechado”, que é dedicada aos japoneses que foram presos políticos no Brasil.

Tome Nota!

Confira a mostra: “Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP”
Quando: De 24/01 a abril/2009

Localização do Memorial da Resistência:

Estação Pinacoteca
Onde: Largo General Osório, 66 – Luz
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4 e meia-entrada
+ Informações: (11) 3337-0185

Leia Mais: Governo de São Paulo reinaugura Memorial da Resistência

Acompanhe de segunda a sexta, “Notícias da Última Hora”, de hora em hora na programação América. Apresentação: Danielson Freire.

Comentários

↑ topo