Penitência

Quaresma, tempo de conversão, tempo de penitência

Penitência, auxílio para conversão

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, tempo de silêncio, de escuta a Deus, tempo de penitência e conversão. Para isso é necessário viver um caminho que auxilie a viver bem este tempo, estar mais atento ao que nos aproxima de Deus e fazer o exercício de se distanciar ou renunciar as coisas que nos  afastam de Deus.

Hoje em dia na sociedade percebemos o incentiva e a busca desenfreada pelo prazer, pela satisfação de todos os desejos, representado pela “liberdade”. Enquanto isso, o ser humano se torna cada vez mais vazio e menos resistente à dor. Não suporta ser contrariado e se desestrutura quando perde algo ou alguém. Isso porque, não foi ensinado a essa realidade, não exercitou a moderação, não praticou a disciplina. Onde muitas vezes, a pessoa não sabe viver os desafios e se condiciona a uma válvula de escape, desenfreando suas vontades onde os desejos passam a ordenar a pessoa. Por isso, o jejum e a penitência são formas de educar e disciplinar as inclinações do corpo que quando não ordenado conduz a compulsão e ao pecado.

Neste tempo da Quaresma, a Igreja ensina e estimula o católico a praticar o jejum, a oração e a esmola. Essas três formas de penitência são um remédio para o combate das doenças espirituais, sendo que o jejum auxilia no combate à gula, a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza. São exercícios que, se feitos com seriedade, têm a capacidade de arrancar o cristão católico das garras do relativismo que domina o mundo atualmente.

Portanto, viver bem esse tempo é viver bem uma busca de santidade, pois cada passo dado na vivência de uma penitência, seja de algo concreto ou uma penitência interior, estamos dando passos na purificação de nossa alma, o que vais nos dando a graça da santificação.

Confira em nossa Loja Virtual a pregação Conversão e Penitência com Pe. Anderson Marçal

Adquira também o livro Coleção Sacramentos – Penitências do Prof. Felipe Aquino

Comentários

↑ topo