Infantilização Adulta

Infantilização Adulta

Infantilização adulta? Você sabe o que é?

Infantilização é a denominação de adultos que passam a agir como se fossem crianças ou adolescentes.
O programa Clube do Ouvinte de terça feira (14 de Março), contou com a participação da Psicóloga Elaine Ribeiro que explicou sobre o tema, confira na íntegra:

 

 

A educação dos filhos hoje é exigente

A educação que os pais devem dar aos filhos nos dias de hoje é bastante exigente. Eles são os principais educadores nesta tarefa tão complexa e cheia de obstáculos. As crianças não podem ficar privadas do diálogo flexível de uma consciência mal formada. É preciso que os pais explorem o comportamento de seus filhos, e se desenvolvam junto com eles. A criança necessita dessa instrução familiar que muitas vezes é omitida ou mal elaboradas. Dar respostas prontas torna-se mais cômodo e menos desgastante. Os pais precisam aprender que a criança é um ser em constante diálogo. Só assim a educação familiar chegará ao seu termo, que é formar pessoas íntegras e não moldadas de acordo com as ideologias do mundo.

Não terceirize a educação dos seus filhos

Uma música do Padre Zezinho nos diz assim: “Que nenhuma família comece em qualquer de repente, que nenhuma família termine por falta de amor (…) e que os filhos conheçam a força do amor”; este refrão serve também para a educação dos filhos, pois muitos pais confundem responsabilidade e a importância da aprendizagem, e não se atentam ao desenvolvimento mental e moral das crianças. Investem em viagens, pesquisas na internet, leitura de livros e explicações de conceitos improdutivos. O cuidado na instrução dos filhos é fundamental, porque se você não o instruir para o bem, com certeza alguém o instruirá para o mal. Essa é uma escolha diária que precisa acontecer na vida do filho, para decidir quem vai ser o seu mentor: a família ou mundo. Além da terceirização da educação, existe o risco de terceirizar o afeto, que acontece com pais que trabalham muito e não têm tempo para demonstrar amor aos filhos. O tempo para com os filhos não tem a ver com a quantidade, mas com a qualidade. Quando estiver com seu filho, fique 100% com ele, esqueça o trabalho que está atrasado, o telefone que chama, o WhatsApp que toca. Esse tempo é de vocês.

Leia outros conteúdos da Canção Nova

Adquira os produtos de Evangelização

Comentários

↑ topo