Dicas para viver bem o namoro

Priscila Paes fala um pouco da sua história com seu noivo e traz dicas importantes para viver bem o tempo do namoro.

Dia dos namorados esta aí… Ah! Como é bom amar e ser amada! Descobrir no outro e com o outro a beleza do amor! Santo Agostinho ensina que “Só se ama aquilo que se conhece” e o tempo de namoro é, sem dúvida, um conhecer e dar-se a conhecer. O conhecimento não acontece da noite para o dia, é preciso gastar tempo, ou melhor, investir tempo em quem se quer conhecer e amar.

DSCN0474

Sou noiva do Luciano, também membro da Comunidade Canção Nova. Vivemos um tempo de amizade, depois de conhecimento e aproximação, que na comunidade Canção Nova chamamos de “caminho de namoro”, e há 3 anos e 7 meses estamos namorando. Hoje somos noivos e daqui a pouco iremos nos casar, com a graça de Deus, e com uma certeza de que Deus nos quer juntos! Mas pra chegar até aqui foi preciso investir tempo um no outro, doar-se, acolher, ser amigo, conversar, ser verdadeiro, romper com os “achismos”, chorar, sorrir, amar, rezar juntos…

Para viver bem este tempo de namoro é preciso ter uma base firme, e para mim essa base é formada por alguns pontos:

Amizade: ela constrói uma ponte de acesso entre o seu coração e o coração do seu amado, deixando-os livres um com o outro para se dizer, para amar, para cuidar, para entrar na vida do outro.

Diálogo: faz com que as resistências caiam; é preciso conversar muito, sobre todas as coisas, sem medo de se dizer, de ser transparente. Não podemos ter medo do conflito, pois eles nos fazem crescer e amadurecer. As diferenças vão entrando em harmonia.

Oração: rezar juntos nos mantém firmes nos propósitos de Deus e nos faz permanecer em intimidade com Aquele que, por primeiro, nos quis juntos. São os momentos de oração que nos ajudam a traçar metas, a colher de Deus suas direções. E é aqui que abastecemos nosso amor que nasce do coração de Deus.

Bom humor: ahh…esse é imprescindível! É preciso, muitas vezes, aliviar um momento tenso com uma brincadeira; claro que com discernimento(rs). E divertir-se com o outro é sinal de que ele(a) te faz bem, te faz feliz!

Respeito: esse também é muito importante. Respeitar a si mesmo e o outro como “filho de Deus”, respeitar os limites de cada um e de cada tempo dentro do namoro.

Outro ponto importante é sobre a intimidade do casal dentro do namoro. Intimidade não quer dizer “sexo”,que é próprio do matrimônio e tem sua função específica, por isso, descobrir o limite dos carinhos é importantíssimo. Aqui é preciso se dizer sem medo, dizer porque ama e quer zelar pelo outro, guardar o outro, cuidar desse tesouro que Deus nos deu. A intimidade que cresce no namoro é de alma e de coração; é ela que dará sustento à intimidade que o casal casado precisa no matrimônio.

Namorar é bom e tendo a certeza de que se está na vontade de Deus é melhor ainda!!
Por tanto, nesse dia dos namorados ame muito com gestos e palavras, seja criativo!

Deus abençoe!

Priscila Paes, membro da Comunidade Canção Nova e apresentadora do Programa de TV “Canção Nova Sertaneja”, de todos os domingo às 18:30h.

Comentários

↑ topo