Formação

São Joaquim e Sant'Ana

São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus.

Igreja de Sant’Ana. Grupo de peregrinos rezando.

       Hoje comemoramos o dia dos avós e celebramos a memória de São Joaquim e Sant’Ana.

       Os pais de Maria moravam em Séfora, próxima de Nazaré, era a maior cidade da Galiléia na época de Jesus. Possivelmente Jesus tenha passado um tempo em Séfora pregando alguns de seus sermões.

          Comenta Padre Paulo Ricardo, em uma de suas homilias que São Joaquim e Sant’Ana viviam admiravelmente a castidade esponsal, não tinham filhos. Joaquim já de idade avançada, foi repreendido no templo por um sacerdote, enquanto o Senhor não os abençoara com uma descendência em Israel. Envergonhado diante do povo, ele decidiu retirar-se a uma terra distante, de modo que a mulher, já muito abatida por sua infertilidade, ficou por longo tempo sem notícias suas. No entanto, após muito rezarem, apareceu-lhes um anjo a anunciar o nascimento de um filho, que Ana prometera em suas preces consagrar a Deus. Por isso, o casal, obediente aos desígnios divinos e com renovada esperança, reatou a sua união, da qual veio a nascer Maria Santíssima, apresentada ainda menina no Templo de Jerusalém para ali ser educada no serviço ao Senhor.

          Dessa forma, Deus com sua imensa misericórdia fez dos justos avós de Jesus o testemunho de confiança e de abandono, de fé e de esperança, de virtude e de desprendimento.

          Peçamos hoje a São Joaquim e Sant’Ana que proteja as nossas famílias dos males presentes.

Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo.
Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando, vós, família tão santa, confiantes nós vos pedimos por nossa família. Amém!

Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos pais deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos filhos desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade, e encontrem a vocação a que Deus os chamou.

E a todos nós, pais e filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo.
Amém!

“Os avôs e avós formam o ‘coro’ permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor apoiam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida”. Papa emérito Bento XVI

Comentários

↑ topo