Formação

Reis Magos

            Dia 06 de janeiro celebramos a Epifania do Senhor, conhecida por muitos como a celebração dos Reis Magos.

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o homenagearam”. Mt 2, 10-11

            Os Reis se alegraram porque tinham fé que a estrela ia guia-los até o menino Jesus. Assim devemos ser hoje, não podemos perder a fé, a esperança em Jesus Cristo. A estrela te guiará sempre, e irá reaparecer para te guiar.

            São Josemaria Escrivá disse em sua homilia em 1956, que Jesus Cristo nos ensina a esperar tudo do pai, a procurar antes de mais nada o Reino de Deus, porque todo o resto nos será dado por acréscimo, só ele conhece realmente nossas necessidades.

“Abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra” Mt 2, 11

            Qual presente você entregará para Deus? Os Reis Magos entregaram ouro que significa sabedoria celeste, incenso a oração devota e a mirra, mortificação da carne. Jesus pede de presente o nosso coração.

            São Josemaria reforça que os bens matérias não são maus, se torna uma má influência quando o homem os toma como ídolos, deixa o coração ficar preso ao ídolo do dinheiro. Não podemos correr atrás dos bens matérias, como quem procura um tesouro, o nosso tesouro é Jesus Cristo, nele se encontra todo o nosso amor.

            Em suma, devemos ser como os Reis Magos, fugir do mal e seguir a luz. Hoje a nossa luz é a igreja.

“Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12)

             De acordo com o Santo Papa João Paulo II (ano 2002), a solenidade da Epifania significa “Manifestação”. O Messias revela-se luz dos povos, assume a forma de um astro celeste, muito brilhante, a ponto de atrair o olhar dos Magos até Jerusalém.

            Ainda conforme o Santo Papa João Paulo II, a Igreja é formada por homens e mulheres que, “unidos em Cristo, são dirigidos pelo Espirito Santo”. E todos são convidados a anunciar o Evangelho.

Epifania do Senhor

 

Comentários

↑ topo