Formação

Basílica de Latrão

Você sabia que a Basílica de Latrão é considerada a catedral do papa?

Basílica de Latrão – Foto: Renata Sousa

          No dia 09 de novembro celebramos a festa da dedicação da Basílica de Latrão em Roma, a catedral do papa. A Basílica de Latrão é também considerada a mãe de todas as igrejas, pois no ano de 313 d.C., Constantino deu ao papa uma Basílica e nela os cristãos se reuniam dando início ao conceito “igreja”. Na época Constantino construiu a igreja na entrada de Roma, para que os peregrinos que chegassem soubessem que ali era uma cidade cristã. E como catedral da diocese de Roma, contém o trono papal, o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo.

          De acordo com o Padre Paulo Ricardo, celebrarmos essa festa para lembrarmos que nós somos o templo de Deus e quando nos reunimos na igreja, Deus está presente. Quando Jesus morreu, o véu do templo se rasgou. Agora nós podemos louvar e agradecer a Deus, temos acesso livre à intimidade dos átrios das igrejas para orar, e oferecer ao Pai um sacrifício agradável.

          Ou seja, todos que foram batizados são templos vivos da Igreja. Ela que nos alimenta na Eucaristia com o corpo e o sangue de Jesus.

Trono papal – Foto: Renata Sousa

Ricos detalhes da Basílica de Latrão

            Esta basílica foi dedicada a São João Evangelista e a São João Batista, porque os dois foram anunciadores do reino de Deus. Ali também se encontram suas relíquias.

          O pórtico de dois andares que está na fachada principal da Basílica é o lugar onde o Papa dá a sua benção a cada quinta-feira santa. Na parte superior, encontra-se estátuas de Cristo e dos santos esculpidos durante o século XVIII.

          No interior da Basílica, apresenta-se uma grandiosa decoração, desde o teto até o chão. Santa Helena fez questão de colocar imagens dos 12 apóstolos de Cristo, pois graças a eles, a evangelização e a fé chegaram a cidade de Roma.

          Ao lado da Basílica de Latrão encontra-se um grande prédio que foi a residência dos papas por mais de mil e quinhentos anos.

          Em frente à Basílica, foi construído um monumento de São Francisco de Assis e seus irmãos para lembrar que ali o Papa Inocêncio III aprovou as constituições de São Francisco de Assis.

          E para fechar, próximo à Basílica existe uma igreja onde está a escada santa, pela qual Jesus Cristo subiu para ser julgado na sexta-feira santa. Santa Helena trouxe a escadaria do palácio de Pôncio Pilatos para à cidade de Roma.

          Vamos celebrar este dia dedicado à Basílica São João de Latrão que vem nos renovar, e mostrar a riqueza da igreja e da nossa fé.

Relíquias de São João Batista e São João Evangelista – Foto: Renata Sousa

 

“ São necessários tijolos para construir uma igreja, mas é preciso uma alma para que esses “tijolos” tomem vida na vida dos cristãos, “pedras vivas” chamadas ao dever da “coerência”.” 

Papa Francisco

Comentários

↑ topo