Estações da alma

Assim como a natureza experimenta de tempos em tempos os reflexos das estações, a nossa alma também vive as estações.

Talvez você esteja em pleno verão, tudo é verde. O colorido está em alta e a alegria tomou conta do seu ser. É nessa estação que devemos aproveitar tudo o que a vida tem para nos dar, mas com sabedoria e responsabilidade, para que não tenhamos um inverno antecipado. Essas experiências de alegria e exultação nos sustenta quando tudo começa a ficar mais difícil.

No outono as folhas caem, os excessos são retirados, para permanecer somente aquilo que é bom em nossa vida. Precisamos entender que em nossa vida, também acontece assim, chega um momento em que precisamos da devida poda de Deus, mas que depois nos fará mais fortes e cheios de vida, como diz Monsenhor Jonas Abib: “chega até arrancar pedaços”, no momento em que estamos vivendo é muito difícil ter a compreensão, é tudo muito intenso e doloroso, nessa hora é preciso ter a convicção que o melhor está por vir.

Inverno é tempo de recolhimento, aconchego, intimidade, principalmente com Deus! Esta estação é perfeita para retomar o seu lugar, e o lugar de Deus em seu coração. O tempo do inverno é o tempo de deixar o Senhor aquecer o nosso coração, com tudo o que Ele mesmo precisa realizar em nós, os ventos fortes passam em nossa vida, para deixar apenas aquilo que é essencial. O inverno é o tempo propício para fazer retiros e ficar a sós com o Senhor.

Logo após o inverno, vêm a tão esperada primavera! Quem não gosta de passar pelas ruas nessa época do ano e ver o colorido das flores? Mas é preciso lembrar que aquelas árvores passaram por todas as estações, se fortaleceram, e por isso podem demonstrar agora toda beleza e graça! Ainda estamos no inverno, por isso é tempo de abrir o coração e deixar que assim como a natureza é visitada nesse tempo, o Senhor também visite o nosso coração. Não tenha medo das chuvas, do frio e do que aparente parece não ter beleza alguma, o Senhor está trabalhando ai dentro do seu coração, mesmo que você não possa ver ainda, acredite, a primavera virá e o tempo de florescer chegará!

Mas não pare na expectativa do que ainda não chegou, viva o hoje, com intensidade, e tenha a coragem de refletir: “Em qual estação se encontra a minha alma?”

A natureza vai se revelando nas quatro estações, enquanto nos ensina em silêncio, a também lidar com a arte de viver bem cada momento da nossa existência. Pois, a natureza é sábia, conhece suas estações, compreende a linguagem de cada uma delas e as respeita passo a passo.

As podas, o frio, a chuva, tudo isso é necessário para fazer desabrochar o novo!

Comentários

↑ topo